Giro feminino – percurso, história e onde ver

Giro feminino – percurso, história e onde ver

Quais os dias chave do Giro feminino? Quem pode bater Van Vleuten? Há portuguesas? Um breve guia sobre a prova italiana.

Desde que Daniela Reis concluiu o Giro de Itália feminino em 2017 pela equipa belga Lares-Waowdeals nenhuma portuguesa voltou à maior prova por etapas do calendário feminino. Foi um ano marcante para as mulheres ciclistas que pela primeira vez tiveram um WorldTour e Anna van der Breggen assinalou a ocasião vencendo o segundo de quatro títulos no Giro – a recordista ainda é Fabiana Luperini com cinco!

Daniela Reis foi 56ª e a primeira portuguesa a participar no Giro de Itália – segundo os dados de que dispomos. As portas ficaram abertas para jovens como Maria Martins (Fenix-Deceuninck) e Beatriz Pereira (Bizkaia Durango), que se preparam para a 34ª edição da prova.

Querem saber como chegam as portuguesas ao Giro? O TopCycling falou com Tata Martins e Beatriz Pereira e em breve publicamos as entrevistas.

Results powered by FirstCycling.com

Giro em contraciclo

Há nove etapas e 928km para percorrer cinco regiões de Itália na 34ª edição. Annemiek van Vleuten (Movistar) é a campeã em título e deverá contar com a oposição de Elisa Longo Borghini (Trek-Lidl), Niamh Fisher-Black (SD Works), Silvia Persico (UAE Team ADQ), Mavi Garcia (Liv), Juliette Labous (DSM-Firmenich) e Marta Cavalli (FDJ-Suez).

O percurso mostra um Giro em contraciclo face à tendência de endurecimento das corridas das mulheres: etapas com 115km de média, nenhum final em alta montanha ou um contrarrelógio extenso; por contraponto o Tour de France oferece jornadas mais longas, traz Aspin-Tourmalet na etapa rainha e finaliza com um crono de 22km.

O Giro abre com prólogo de 4,4km nas termas de Chianciano, na Toscana, a 30 de junho. Termina em Olbia, na Sardenha, a 9 de julho. Após a 7ª etapa há um dia de descanso para fazerem o transfer para a Sardenha.

As sprinters devem poder medir forças em Modena (3ª etapa) e o percurso convida a ataques já que quatro das últimas cinco etapas acabam em rampas. Ideais para mexer na corrida são as chegadas a Ceres (5ª etapa), Chiesa di Sant’Antonio (6ª etapa) e no dia seguinte em Alassio.

Longo Borghini e Realini lideram o bloco da Trek-Lidl.
Créditos: Luca Bettini/SprintCyclingAgency

Giro de Itália no GCN+ e no Eurosport Player

Sendo a prova por etapas mais tradicional do calendário feminino, nem sempre houve sinal em direto ao longo dos últimos anos. Apesar de algumas dúvidas – pelo facto de o organizador estar no último ano de contrato com a Federação italiana e da RCS pegar na prova em 2024 – as transmissões foram asseguradas sobre a buzina!

O Giro de Itália dá em direto no GCN+ e no Eurosport Player todos os dias e haverá um resumo alargado no Eurosport 1 após o final de cada etapa do Tour de France. Os comentários em português estão disponíveis também nas plataformas digitais e ficam a cargo de Gonçalo Moreira e Isabel Fernandes.

Etapas do Giro feminino

  • 1ª etapa Chianciano 4,4km
  • 2ª etapa Bagno a Ripoli – Marradi 102,1km
  • 3ª etapa Formigine – Modena 118,2km
  • 4ª etapa Fidenza – Borgo Val di Taro 134km
  • 5ª etapa Salassa – Ceres 103,3km
  • 6ª etapa Canelli – Canelli 104,4km
  • 7ª etapa Albenga – Alassio 109,1km
  • 8ª etapa Nuoro – Sassari 125,7km
  • 9ª etapa Sassari – Olbia 126,8km

Noticias relacionadas

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Mundiais de Gravel 2024

Mundiais de Gravel 2024

Granfondo Serra De Ossa

Granfondo Serra De Ossa

Taça do Mundo de XCO – Ronda 7: Lake Placid

Taça do Mundo de XCO – Ronda 7: Lake Placid

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais