A organização do Giro d’Italia revelou o percurso e as equipas para o Giro 2021, que está agendado para se realizar entre 8 e 30 de maio.
O número de equipas convidas (wild cards) foi alargado para mais uma equipa (decisão da UCI), mas o organizador continua a dar os convites a equipas italianas.
A surpresa acaba por ser a inclusão da equipa da qual Alberto Contador e Ivan Basso são proprietários, a Eolo-Kometa, que este ano subiu ao escalão “UCI ProTeam” (escalão abaixo do World Tour). A equipa estará assim presente numa grande volta pela primeira vez na sua história.
Para isso, alguma equipa das habituais convidadas teria que ficar de fora e essa equipa foi a Akea Samsic de Nairo Quintana, ficando assim o vencedor da edição de 2014 impedido de fazer o Giro 2021.
Além de todas as equipas do WorldTour, estarão as três equipas italianas Bardiani, Eolo-Kometa e Vini-Zabu, e ainda a Alpecin-Fenix que garante a presença por ter sido a equipa da “segunda divisão” com mais pontos o ano passado.
Que estrelas do pelotão
Ao longo dos últimos meses foi-se sabendo quais as estrelas que marcarão presença na edição do Giro 2021, e tendo em conta os nomes o espetáculo está garantido tanto para a classificação geral, montanha e classificação por pontos.
Vincenzo Nibali, Thibaut Pinot, Emmanuel Buchmann, Mikel Landa, Simon Yates, Alexandr Vlasov, Dan Martin, Marc Soler, Romain Bardet, Egan Bernal, Daniel Martínez, Pavel Sivakov, Filippo Ganna, Caleb Ewan, Fernando Gaviria, Elia Viviani e Peter Sagan serão algumas das estrelas que pretendem estar presentes na corrida transalpina deste ano.
Outro ciclista que tem planeada a sua presença é o jovem Remco Evenepoel, mas esta ainda está condicionada pela sua recuperação que está a demorar mais do que se esperava.
Em relação aos portugueses João Almeida e Ruben Guerreiro. Em princípio João Almeida não estará presente apontando este ano para a Vuelta. Relativamente a Ruben Guerreiro ainda não há muita informação acerca do seu calendário no que respeita a grandes voltas.
O percurso de 2021
Embora o percurso definitivo só se conheça na próxima semana, a organização já desvendou as três primeiras etapas. A prova terá início em Turín com um contrarrelógio individual de 9 quilómetros, e terminará como sempre em Milão.
Por: Luís Beltrão
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.