A FOX anunciou a primeira suspensão invertida da marca californiana Podium, desenvolvida com foco no verdadeiro Enduro e bicicletas elétricas Full-Power.
Esta suspensão invertida foi concebida para extrair o máximo absoluto do cartucho GRIP X2, com todos os ganhos possíveis em suavidade ao longo do curso e com uma rigidez estrutural dianteira que inspira confiança.
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Rigidez frontal
A maior vantagem da Podium face a qualquer outra suspensão de coroa simples é a sua rigidez frontal.
A combinação entre os tubos superiores de 47 mm sobredimensionados e uma coroa maciça, desenvolvida com design generativo, cria a base para o chassi mais rígido possível, a roçar a rigidez de uma FOX 40.
Podium: Os tubos superiores da Podium têm mais 9 mm de diâmetro do que as bainhas da FOX 38.
FOX 38: O design tradicional das suspensões baseia-se em bainhas superdimensionadas para garantir rigidez geral.

Eixo de grande diâmetro
Um dos problemas das suspensões invertidas no passado foi na rigidez torsional (ou rigidez à torção da direção), porque não existe uma ponte a ligar as pernas da suspensão.
Nesta suspensão, Fox a integrou a rigidez torsional noutras partes da suspensão. A coroa sobredimensionada resolve esta questão na parte superior, pelo que o próximo passo lógico para aumentar a rigidez foi o ponto onde as pernas se unem na parte inferior.
Ao utilizar um eixo Boost DH em aço personalizado, de 20×110 mm (no lugar do eixo de liga padrão de 15×110 mm que normalmente se encontra nas suspensões de coroa simples), a FOX alcançar a rigidez torsional ideal para a Podium.
Esta solução foi validada através de testes extensivos e cegos realizados por engenheiros e atletas.

Sobreposição de casquilhos
Os casquilhos revestidos em Teflon fazem a interface entre as bainhas e o monocoque da suspensão. Existem dois casquilhos em cada perna, totalizando quatro numa suspensão. A expressão “sobreposição dos casquilhos” refere-se à distância entre o casquilho superior e inferior em cada lado.
Quando a suspensão recebe um impacto no plano frontal (como ao passar por um obstáculo no trilho), essa força de flexão é transmitida através dos casquilhos.
A configuração invertida do chassis permitiu projetar a Podium com uma sobreposição massiva de 175 mm nos casquilhos.
Isto representa 32% mais sobreposição do que a FOX 38 e até 7% mais do que a suspensão de downhill FOX 40 de 200 mm de curso.

Veio do ar GlideCore
Quando uma suspensão trabalha de forma dinâmica, essa força de flexão é transmitida ao conjunto do veio do ar no interior da bainha.
Uma força suficientemente grande, como embater numa pedra ou raiz a alta velocidade, pode fazer com que o veio do ar tenha mais fricção (ou fique preso) ao interior da bainha enquanto a suspensão comprime durante o seu curso.
O veio de ar GlideCore foi construído com flexibilidade lateral, permitindo que se adapte com estas cargas de flexão, em vez de as resistir.

Ao ser um veio flutuante, o pistão pode mover-se com a suspensão e mantém-se alinhado quando sujeito a cargas de flexão provenientes de qualquer direção.
Menos tensão no conjunto do veio do ar significa menos forças de reação sobre o pistão e o casquilho do veio. Menos forças de reação traduzem-se em menos atrito nestas interfaces.
O mesmo material, borracha nitrílica (Nitrile Butadiene), que confere complacência lateral ao GlideCore, também oferece complacência axial, comprimindo-se ligeiramente na vertical antes que o próprio veio do ar comece a atuar.

Cartucho Grip X2
O desempenho da suspensão da Podium é alimentado pelo premiado cartucho GRIP X2, configurado especificamente para oferecer maior suporte em compressão.
Dada a rigidez e suavidade excecionais da Podium, foi adicionado damping extra em compressão para
compensar o menor atrito do chassis.
Os ciclistas com o GRIP X2 beneficiam de uma posição mais alta no curso da suspensão, mantendo os pneus colados ao chão.
Isto traduz-se numa aderência superior em curva e numa confiança acrescida para explorar os limites, seja em corridas de enduro ou em eMTBs de alta potência, reduzin- do significativamente a fadiga nas mãos e braços.

Casquilhos mais próximos do eixo
Grande parte do ganho de desempenho deve-se à distância mais curta entre o casquilho inferior da suspensão e o eixo.
Numa suspensão tradicional, essa distância é fixa. Numa suspensão invertida, à medida que esta comprime ao longo do curso, o eixo aproxima-se do casquilho inferior, o que reduz a alavanca de flexão exercida.
O resultado é uma sensação de suavidade crescente à medida que a suspensão entra mais fundo no curso.

Imersão total em óleo
Nas suspensões tradicionais, o óleo de lubrificação apenas chega à altura dos retentores e faz a lubrificação das esponjas quando a suspensão está em funcionamento.
Na suspensão invertida Podium, o óleo de lubrificação é puxado pela gravidade para baixo, lubrificando constantemente os retentores internos.
Outra vantagem deste sistema é que, graças à gravidade, os detritos tendem a cair para longe dos retentores, reduzindo significativamente o risco de contaminação.

Massa não suspensa
A massa não suspensa inclui tudo o que está abaixo do veio do ar e do cartucho da suspensão.
Numa suspensão convencional, essa massa inclui a roda, o pneu, o travão dianteiro e o monocoque da suspensão.
Numa suspensão invertida, o monocoque mais pesado passa a estar no topo (como as bainhas), o que
reduz significativamente a massa não suspensa.

Menos massa requer menos força para se mover em qualquer direção, o que significa que a suspensão responde de forma mais sensível e mais ativa, tanto na compressão como no retorno (rebound).
As proteções das bainhas em fibra de carbono de cobertura total da Podium Factory Series não só mantêm a massa não suspensa no mínimo, como também protegem as bainhas com revestimento Kashima contra danos externos.
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