A FOX apresentou duas novas suspensões, 36 SL Factory Series e 36 Factory Series, com um objetivo bem definido, aumentar a rigidez em Trail.
Estas novas suspensões 36 e 36 SL, poupam peso, de forma a conseguir dar aos usuários o desempenho de uma “grande suspensão”, sem que esta seja sobredimensionada.
Ler mais | Nova suspensão FOX 34 SL – ADN para o XC moderno e muito mais

36 SL Factory
A 36 SL, com menos de 1.800g, é a 36 mais leve da história, proporcionando suavidade e uma resposta de condução excecional para uma verdadeira suspensão de Trail.
Uma evolução do chassis da 36, otimizada para cursos de 120 a 140mm, a 36 SL dá aos ciclistas modernos de Trail a confiança para enfrentar grandes desafios sem peso extra.
Arco superior ao resto
Desenhado e otimizado pelos engenheiros da FOX, o novo arco e a coroa da 36 SL aumentam a rigidez torsional da suspensão em 20% em comparação com a anterior suspensão de Trail, a 34.
Os recortes e os furos em locais estratégicos ajudam a minimizar o peso.
O GRIP X oferece o desempenho excecional em descidas do GRIP X2, mas com menos peso, uma configuração mais simples e um modo firme de fácil acesso, proporcionando maior eficiência ao pedalar.

Maior Bushing Overlap
Quando a suspensão recebe uma carga frontal (como ao passar por um obstáculo no trilho), essa força de flexão é transferida do monocoque para as bainhas através de casquilhos revestidos de Teflon.
O “Bushing Overlap” refere-se à distância entre os casquilhos superiores e inferiores em cada perna da suspensão.
Numa suspensão, uma maior distância reduz a fricção entre os tubos superiores e a parte inferior ao longo do curso.
A 36 SL tem mais 20 mm de distância entre os casquilhos em comparação com a 34, resultando numa suspensão com uma sensação mais suave.

Veio do ar
Uma força de flexão suficientemente grande, como ao atingir uma rocha ou raiz grande a alta velocidade, pode fazer com que o vástago de ar friccione no interior da bainha quando a suspensão se comprime ao longo do curso.
O redesenhado e adaptável veio de ar FLOAT separa o tubo superior do vástago de ar, permitindo que o pistão se mova com a suspensão sob estas cargas de flexão, em vez de criar resistência.

Canais de lubrificação internos
Os canais de lubrificação ajudam a controlar o aumento de pressão, melhorando a sensibilidade dos pequenos impactos, além de recircular o óleo das bainhas para lubrificar os casquilhos e os retentores.
Ao deslocar os canais de lubrificação da parte traseira da suspensão para o lado interior, estes deixam de estar alinhados com as cargas longitudinais, o que reduz ainda mais o atrito e a fadiga, além de aumentar a sensibilidade geral da suspensão.
- Purgadores de baixo perfil – Os novos purgadores são agora mais elegantes e fáceis de pressionar.
- Tampa superior da câmara do ar – Novo “topcap” de ar removível com chave de cassete, facilitando a instalação de espaçadores.
- Guardabarros – O guarda-lamas 36 melhorado agora fixa-se sobre a ponte, em vez de nos purgadores, proporcionando uma estética mais limpa e uma fixação mais robusta.

Especificações técnicas

Preço: 36 SL Factory Series – 1675€

36 Factory Series
Com um chassis atualizado e um aumento significativo na distância entre casquilhos proporcionam mais 20% de rigidez torsional em comparação com a 36 anterior, aproximando-se da capacidade de resposta de condução da 38.
Um novo veio de ar FLOAT mais adaptável e os canais de bypass internos tornam a 36, segundo a FOX, consideravelmente mais suave ao longo do seu curso, especialmente sob cargas elevadas e em velocidades mais altas.
O arco da 36 envolve as bainhas para aumentar a rigidez torsional da suspensão em 20%. Isto dá à 36 87% da rigidez torsional da 38 (um aumento em relação aos 75% anteriores), mantendo-se 275g mais leve do que a 38.

Mais espaço entre casquilhos
Quando a suspensão recebe uma carga frontal (como ao ultrapassar um obstáculo no trilho), essa força de flexão é transferida da bainha inferior para os tubos superiores através dos casquilhos.
O “Bushing Overlap” refere-se à distância entre os casquilhos superiores e inferiores em cada perna da suspensão.
Numa suspensão, mais distância entre casquilhos reduz a fricção entre os tubos superiores e as bainhas ao longo do curso.
Ao adicionar mais 30 mm de distância de casquilhos em comparação com a 36 anterior, a fricção do
chassis é reduzida significativamente, proporcionando uma sensação mais suave no geral e melhorando a rigidez na direção longitudinal, garantindo mais estabilidade a altas velocidades.

Veio do ar
Uma força de flexão suficientemente grande, como ao atingir uma rocha ou raiz grande a alta velocidade, pode fazer com que o vástago de ar friccione no interior da bainha quando a suspensão se comprime ao longo do curso.
O redesenhado e adaptável veio de ar FLOAT separa o tubo superior do vástago de ar, permitindo que o pistão se mova com a suspensão sob estas cargas de flexão, em vez de criar resistência.

Canais de lubrificação internos
Os canais de lubrificação ajudam a controlar o aumento de pressão, melhorando a sensibilidade dos pequenos impactos, além de recircular o óleo das bainhas para lubrificar os casquilhos e os retentores.
Ao deslocar os canais de lubrificação da parte traseira da suspensão para o lado interior, estes deixam de estar alinhados com as cargas longitudinais, o que reduz ainda mais o atrito e a fadiga, além de aumentar a sensibilidade geral da suspensão.
- Purgadores de baixo perfil – Os novos purgadores são agora mais elegantes e fáceis de pressionar.
- Câmara superior da câmara do ar – Novo “topcap” de ar removível com chave de cassete, facilitando a instalação de espaçadores.
- Guardabarros – O guarda-lamas 36 melhorado agora fixa-se sobre a ponte, em vez de nos purgadores, proporcionando uma estética mais limpa e uma fixação mais robusta.

Especificações técnicas

Preço: 36 Factory Series – 1720€
Podes ver todas as informações sobre as novas suspensões 36 e 36 SL no site da Bicimax .
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.