A FOX de lançar a nova suspensão com ADN XC preparada para “Downcountry”, a NOVA Fox 34 SL substitui a tão conhecida suspensão com monocoque Step-Cast e vem mais preparada, com possibilidade de 130mm de curso.
Além da nova suspensão, surge também o novo manípulo Twin Stick, que junta o bloqueio das suspensões e do espigão telescópico num só.
Ler Mais | Fox Service on the Road – A carrinha oficina da Fox ao pormenor

Suspensão FOX 34 SL
A suspensão 34 SL, segundo a marca, traz uma capacidade para XC nunca antes vista para uma estrutura de 34mm, com até 130 mm de curso.
Concebida para os percursos de XC mais técnicos da Taça do Mundo e para o exigente Downcountry, a FOX 34 SL oferece mais rigidez, mais suavidade e um aumento de peso absolutamente mínimo em relação à anterior 34 Step-Cast.
A 34 SL utiliza um chassis de 34 completo (não Step-Cast) com uma câmara de ar de maior volume, que permite 130 mm de curso máximo.

Arco e Coroa redesenhados
Projetado e otimizado pelos engenheiros da FOX, o novo arco da FOX 34 SL envolve as pernas inferiores para aumentar a rigidez torsional da suspensão em 17% em relação à anterior 34 SC.
Para além disso, os recortes em locais estratégicos no arco ajudam a minimizar o peso das pernas inferiores.
Além do arco, a coroa em alumínio 7000 Series contribui para a rigidez torsional geral, com perfurações internas maiores para aligeirar a estrutura e um acabamento anodizado preto (mais leve do que tinta) para reduzir ainda mais o peso.

Mais 20mm entre casquilhos e câmara do ar maior
Os casquilhos de alumínio revestidos a Teflon fazem o ajuste entre as bainhas e o monocoque. Cada lado tem dois casquilhos, perfazendo um total de quatro.
Quando a suspensão é submetida a cargas frontais (por exemplo, ao passar sobre um obstáculo), essa força de flexão é transmitida do monocoque para as bainhas através dos casquilhos.
Ao imaginar o efeito de usar um tubo extensor sobre uma chave de bocas para desapertar uma porca muito apertada: quanto maior for a sobreposição, menor será a força de reação entre a chave e o extensor.
A 34 SL aumenta a distância entre casquilhos em 20% face à 34 SC, proporcionando, segundo a FOX, uma suspensão mais suave no geral.

Canais de lubrificação internos
Os canais de lubrificação ajudam a controlar o aumento da pressão, melhorando a sensibilidade a pequenos impactos, além de recircularem o óleo do monocoque para lubrificar os casquilhos e os retentores.
Com o GRIP SL, a Fox criou um cartucho específico para cursos pequenos que não só reduz o peso, mas também acompanha as exigências cada vez maiores das corridas da Taça do Mundo de XCO e XCM.
Com apenas 1475g (29” | 130 mm | GRIP SL), a 34 SL é, segundo informa a marca, 40g mais leve do que o concorrente mais próximo.

Especificações técnicas

Manípulo Twin Stick
Os percursos de XC atuais exigem uma combinação única de capacidade e eficiência. O novo manípulo Twin Stick reúne as funções do espigão telescópico mecânico e do bloqueio da suspensão num design elegante e discreto.
Com base no comprovado manípulo Transfer, o Twin Stick utiliza um sistema mecânico de rampas e encaixes para um funcionamento suave e fiável, com baixa força de acionamento, permitindo uma
utilização fácil, mesmo no meio de uma corrida e sob fadiga.

O Twin Stick é compatível com sistemas de bloqueio de suspensão de duas posições (Aberto, Firme) ou três posições (Aberto, Médio, Firme).
Pode ser configurado para atuar apenas na forqueta, apenas no amortecedor ou em ambos simultaneamente.
Podes ver todas as informações esta nova suspensão no site da Bicimax .
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.