Ano após ano as marcas vão apresentando as suas novidades e colecções mais cedo, ao ponto que, já andamos um pouco perdidos com as colecções.
Esta tendência leva também a que, por um lado hajam menos lançamentos neste tipo de feiras e por outro, as marcas de venda massiva mais conhecidas nem sequer estejam presentes (provavelmente não precisam).
A continuar assim, daqui por 3 ou 4 anos estamos a ver as novidades 2023 em Janeiro de 2022. Apesar disto encontrámos umas maravilhas e novidades para te mostrar.
Tal como outras a BMC não esteve presente na Eurobike, mas conseguimos “caçar” a bicicleta réplica de Jordan Sarrou (atleta francês que compete na equipa de Julien Absalon na taça do mundo).
KTM
A KTM foi uma das poucas marcas campeãs de vendas a estar presente, onde se destacavam a Scarp Sonic e a Prowler. No stand também tinham as versões eléctricas, mas entre tanta eléctrica seleccionámos as “normais”.
Não que tenhamos nada contra as eléctricas, mas na Eurobike 2019 foi difícil encontrar bicicletas de montanha normais, ou não eléctricas.
A Scott também não esteve presente na Eurobike, mas no stand da Sram estava bicicleta de Kate Courtney, a atleta Norte-Americana campeã do mundo em 2018.
Simplon
À semelhança dos seus modelos de estrada, a marca austríaca Simplon tem bicicletas de montanha de design simples e com óptima qualidade de acabamento.
A sua bicicleta cross-country de suspensão total, a Cirex 120, só existe com 120mm. de curso de suspensão, significará isto que a marca assume aquilo que pode vir a ser o futuro do XC?
FRM
A FRM, marca de componentes italiana tinha só uma bicicleta no seu stand (o restante eram componentes).
Na bicicleta destacavam-se as novas rodas “Wings 30”, pelo facto de terem raios têxteis, sim leram bem, raios têxteis, um género de corda ou fio têxtil na verdade.
A marca denomina essa tecnologia de “Dyneema” e de acordo com a marca são caracterizados por ter um menor alongamento elástico, que determina uma melhor transmissão de força e maior rigidez da roda.
Não testámos, só tocámos nos raios e a verdade é que pareciam surpreendentemente rígidos, se o comportamento é o anunciado, só testando.
Merida
Na Merida tivemos oportunidade de ver ao vivo a nova E-one sixty, recente lançamento da marca alemã para o Enduro.
Nesta nova bicicleta eléctrica da Merida destacam-se claramente as entradas de ar no quadro, que têm com o objectivo de arrefecer a bateria no interior.
E a sua “irmã” não eléctrica One-Sixty 7000. Qual delas gostarias de ter?
Niner
As Niner RIP (140mm.) e RKT (90mm.) fizeram as delícias dos fãs da marca americana.
Eleven
Destacamos ainda a presença da marca portuguesa Eleven, da qual publicaremos mais fotografias e pormenores num artigo sobre as marcas e empresas portuguesas que estiveram presentes na Eurobike 2019, a publicar brevemente.
O melhor ficou guardado para o fim, não percas a parte 2 deste artigo com marcas como a Bianchi, Bulls, Kona, Rotwild e mais algumas, a publicar brevemente.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.
Por: Luís Beltrão
Fotografia: Jorge Branco