Taça do Mundo de Ciclocrosse arranca a 15 de outubro, em Waterloo. Troyes é novidade, Benidorm ajusta o percurso.
O final da época de estrada e a aproximação do outono já nos fazem pensar na lama do ciclocrosse. A época acaba de arrancar um pouco por todo o mundo, mas como evento contínuo de referência a Taça do Mundo, que se inicia a 15 de outubro, merece a nossa atenção.
Waterloo, nos Estados Unidos, marca a abertura da Taça do Mundo com um cross que se disputa no Wisconsin junto à sede da Trek. Este ano não há segunda prova estadunidense em Fayetteville, ao invés é a França que ganha peso com a entrada de Troyes.
Cinco das 14 rondas pontuam para a Taça do Mundo de sub-23 masculinos e juniores (ambos os géneros): Troyes, Dublin, Namur, Antuérpia e Hoogerheide.
Benidorm ouviu o público e os atletas
Pela segunda época consecutiva teremos cross em Benidorm. O organizador esgotou a lotação e acertou nos convites já que Mathieu van der Poel (elites), Fem van Empel (elites) e Thibau Nys (sub-23) venceram a prova espanhola e foram também campeões mundiais em Hoogerheide.
Benidorm ouviu o público e os atletas e foram feitas alterações para 2024. A corda do circuito passa de 3,1km a 3km e aumenta a extensão da reta meta – talvez porque as corridas de elites foram decididas ao sprint.
As fan zone passam de uma a três para evitar filas para os fãs e para seguir a prova haverá agora seis ecrãs gigantes. As distâncias no recinto foram encurtadas graças à instalação de pontes e atalhos para evitar longas deslocações.
“Trabalhamos bastante tempo neste novo percurso. Para os ciclistas a principal alteração é que a reta da meta será um pouco mais extensa. Procurámos ouvir o público porque os aficionados são quem melhor sabe como deve ser a festa do ciclocrosse.”
Pascual Momparler, organizador
Mundiais são na República Checa
Além da Taça do Mundo já estão agendados outros dois eventos importantes da temporada de inverno.
O Campeonato da Europa visita a França entre 3-5 de novembro, em concreto a cidade de Pont-Château, cidade da região Oeste que desde 1978 organiza provas de ciclocrosse.
Os Mundiais são na República Checa, na “meca” do ciclocrosse local, em Tabor. O arco-íris está em jogo entre 2-4 de fevereiro do próximo ano.
Confere o calendário oficial das provas da Taça do Mundo.
- Domingo 15 outubro, Waterloo (EUA)
- Domingo 29 outubro, Maasmechelen (Bélgica)
- Domingo 12 novembro, Dendermonde (Bélgica)
- Domingo 19 novembro, Troyes (França)
- Domingo 26 novembro, Dublin (Irlanda)
- Domingo 3 dezembro, Flamanville (França)
- Domingo 10 dezembro, Val di Sole (Itália)
- Domingo 17 dezembro, Namur (Bélgica)
- Sábado 23 dezembro, Antuérpia (Bélgica)
- Terça-feira 26 dezembro, Gavere (Bélgica)
- Sábado 30 dezembro, Hulst (Países Baixos)
- Domingo 7 janeiro, Zonhoven (Bélgica)
- Domingo 21 janeiro, Benidorm (Espanha)
- Domingo 28 janeiro, Hoogerheide (Países Baixos)