Resumo dos Campeonatos da Europa de Ciclocrosse

Resumo dos Campeonatos da Europa de Ciclocrosse

Os Campeonatos da Europa de Ciclocrosse em Namur, na Bélgica, prometiam espetáculo e batalhas interessantes em todas as categorias, um circuito que tradicionalmente oferece espetáculo, pela dureza e técnica que exige aos atletas.

Corrida elite Feminina

Apesar dos seus 20 anos, Fem van Empel (Países Baixos) decidiu fazer a corrida de elite, e chegava como grande favorita, tendo em conta o domínio que tem demonstrado do início da temporada.

No entanto a presença de ciclistas como Marianne Vos (Países Baixos), Pauline Ferrand Prevot (França), Denise Betsema (Países Baixos) Ceylin del Carmen Alvarado ( Países Baixos ) ou Blanka vas (Hungria), deixavam a dúvida sobre quem poderia conseguir o título europeu.

Fem Van Empel teve azar na fase inicial da corrida, com um pneu furado teve que correr de volta às boxes para trocar de bicicleta, algo que a fez perder bastante tempo, que foi recuperando volta após volta.

Fotografia: UEC

A jovem holandesa conseguiu regressar à frente da corrida, onde seguiam Alvarado Blanka Vas, e Denise Betsema.

Depois de “respirar” um pouco após uma recuperação notável após o furo, Van Empel recomeçou o seu show e só a sua compatriota Ceylin del Carmen Alvarado conseguiu acompanhar o ritmo nesta fase, fazendo uso da sua melhor técnica para se aguentar junto de Van Empel.

No entanto, Fem Van Empel está claramente num patamar superior e na fase final da corrida manteve um ritmo forte, sem cometer qualquer erro, enquanto que Ceylin del Carmen Alvarado acabaria por cometer erros em certas zonas do circuito, provavelmente por acusar um maior desgaste ao tentar seguir o ritmo de Van Empel.

Apesar de um furo na fase inicial da corrida Fem Van Empel cruzou a meta com mais de 20 segundos de vantagem, com tempo para festejar calmamente o título europeu de elite, confirmando assim o seu domínio neste arranque de época.

Fotografia: UEC

Ceylin del Carmen Alvarado e Kata Blanka vas fecharam o pódio, no segundo e terceiro posto respectivamente.

TOP 10 final

POS.PaísNomeTEMPO
01Fem van Empel 50:25
02Ceylin del Carmen Alvarado + 22
03Blanka Vas + 36
04Denise Betsema + 46
05Sara Casasola + 01:53
06Inge Van der Heijden + 02:06
07Pauline Ferrand-Prevot + 02:26
08Aniek van Alphen + 02:56
09Marianne Vos + 03:07
10Anna Kay + 03:15

Vídeo resumo

Corrida elite Masculina

O Campeonato da Europa é uma corrida que os ciclistas que fazem toda a temporada da modalidade preparam cuidadosamente, sabendo que no Campeonato do Mundo a presença “dos tubarões” Pidcock, van Aert ou van der Poel lhes dificulta a tarefa, este é um título no qual apostam.

O actual campeão Lars van der Haar e Eli Iserbyt (que continua a dominar a modalidade) eram os dois grandes favoritos, mas não os únicos. Homens como Laurens Sweeck, que este ano corre em nova equipa e se tem destacado, Quinten Hermans ou Michael Vanthourenhout também eram nomes a ter debaixo de olho em Namur.

Van der Haar quis marcar posição e era líder na primeira volta, sempre controlado de perto por Vanthourenhout, e um pouco depois por um grupos com Hermans, Laurens Sweeck e Ryan Kamp . 

Eli Iserbyt mostrou que não estava num dia positivo, ficando arredado da frente da corrida desde o início, acabando mesmo por desistir após algumas voltas.

Fotografia: UEC

A vitória da corrida acabaria por ser disputada entre Vanthourenhout e Lars Van der Haar que tentou revalidar oi seu título, mas não conseguiu evitar a vitória de Michael Vanthourenhout, que volta a pós volta foi consolidando a liderança até cruzar a meta.

Fotografia: UEC

A Bélgica volta a recuperar o título no duelo tradicional com os Países Baixos nesta modalidade, completando ainda o terceiro lugar do pódio com Laurens Sweeck.

TOP 10 final

POS.PaísNomeTempo
01Michael Vanthourenhout 01:06:47
02Lars van der Haar + 40
03Laurens Sweeck + 02:17
04Joris Nieuwenhuis + 02:48
05Kevin Kuhn + 02:51
06Felipe Orts Lloret + 02:54
07Michael Boros + 03:03
08Toon Vandebosch + 03:13
09Mees Hendrikx + 03:16
10Timon Rüegg + 03:22

Vídeo resumo

Podes ver os resultados completos AQUI.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Roglic confirma foco total na Jumbo-Visma

Roglic confirma foco total na Jumbo-Visma

Ciclocrosse – 3.ª prova da Taça de Portugal |  Santo Tirso

Ciclocrosse – 3.ª prova da Taça de Portugal |  Santo Tirso

Ciclocrosse – 7.ª prova da Taça do Mundo | Hulst

Ciclocrosse – 7.ª prova da Taça do Mundo | Hulst

Van der Poel aponta ao título mundial de ciclocrosse

Van der Poel aponta ao título mundial de ciclocrosse

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos