Elia Viviani despede-se do ciclismo a correr em casa

Elia Viviani despede-se do ciclismo a correr em casa

O Giro del Veneto teve Isaac del Toro como vencedor, mas também marcou a última corrida de estrada do sprinter italiano Elia Viviani

Foi nas ruas que melhor conhece que Elia Viviani correu a sua última corrida. O sprinter italiano despede-se do ciclismo com 90 vitórias profissionais, incluindo dois anos mágicos na Quick-Step de Patrick Lefevere.

Ler mais | Peter Sagan: “O mais difícil foi a fama” | Entrevista Topcycling

Elia Viviani. Fotografia: Getty Images.

Despedida anunciada de Elia Viviani

Elia Viviani tinha anunciado, dias antes, através das redes sociais, o fim da carreira de ciclista. Apontou como última prova de estrada o Giro del Veneto, com fim em Verona, de onde o sprinter é natural.

Não concluiu a corrida que acabaria ganha por Isaac del Toro, mas terminou uma carreira onde amealhou 90 vitórias. A primeira, chegou em abril de 2010, na 7ª etapa do Presidential Cycling Tour of Turkey. A última, em maio de 2025… na 7ª etapa do Presidential Cycling Tour of Turkey.

Palmarés recheado

Para além de ter somado inúmeros triunfos na estrada, Elia Viviani também era um virtuoso na pista.

O italiano somou nove vitórias em grandes voltas (cinco no Giro, três na Vuelta e uma no Tour). Desses triunfos, oito chegaram entre 2018 e 2019, quando correu na estrutura da Quickstep.

Junta a estes números três vitórias seguidas na Cyclassics Hamburg (2017, 2018, e 2019), e o título europeu de estrada, entre muitos outras conquistas nas maiores corridas de uma semana do calendário internacional.

Elia Viviani não fica por aqui. Foi porta-estandarte da Itália nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020, depois de ter conquistado o ouro, no Omnium, no Rio de Janeiro, em 2016. Foi duas vezes campeão do mundo de eliminação, e ganhou oito medalhas de ouro em campeonatos da europa.

Depois de correr a última prova de estrada da sua carreira, ainda volta à pista, nos campeonatos do mundo, em Santiago, no Chile.

Foto: Roberto Bettini/Sprint Cycling Agency

Não é o único a dizer adeus

A despedida de Elia Viviani não vem sozinha. Com ela, chega também o adeus de Arnaud Démare e de Alexander Kristoff. Três dos melhores sprinters de uma geração não voltam à estrada em 2026.

O francês, que correu a sua última temporada na Arkéa – B&B Hotels – que também está prestes a fechar portas – acumulou 97 vitórias ao longo da carreira, incluindo uma Milano-Sanremo, e 10 triunfos em grandes voltas (oito no Giro, dois no Tour).

Alexander Kristoff, que passou as três últimas épocas na estrutura da Uno-X, coloca um ponto final na carreira com 98 vitórias – ganhou dois monumentos (Volta à Flanders e Milano-Sanremo), e quatro etapas no Tour de France.

Créditos: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2024

Créditos da fotografia de destaque: Unipublic/SprintCyclingAgency

Noticias relacionadas

Campeonatos da Europa de Ciclocrosse 2025 | Van der Heijden surpreende

Campeonatos da Europa de Ciclocrosse 2025 | Van der Heijden surpreende

Premier Tech termina a ligação com o ciclismo 

Premier Tech termina a ligação com o ciclismo 

Campeonato da Europa de Ciclocrosse 2025 | A areia de Middelkerke vai decidir Campeões

Campeonato da Europa de Ciclocrosse 2025 | A areia de Middelkerke vai decidir Campeões

Wout van Aert visita a sede da Cervélo e vê algo  “Top Secret”

Wout van Aert visita a sede da Cervélo e vê algo “Top Secret”

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais