Dave Brailsford, fundador da mítica Team Sky e que levou a Grã-Bretanha ao topo do ciclismo de estrada, vai deixar a INEOS Grenadiers, onde ainda era chefe da equipa.
Brailsford estava na formação britânica desde 2010, com o objetivo de levar para a estrada os êxitos dos britânicos na pista. Foi com ele na frente deste projeto que se iniciou uma nova era no ciclismo em que a ciência aplicada ao desporto ganhou um enorme destaque.
Pioneiro nos “Ganhos Marginais”
Foi Brailsford quem trouxe as mais recentes metodologias de treino, nutrição cuidada, descanso do ciclista, entre outros, e foi com esta nova abordagem ao ciclismo que surgiu o termo “ganhos marginais”.
A equipa mudou o gel das massagens e o sítio onde estacionava o autocarro para que os ciclistas caminhassem o menos possível depois das provas. Os colchões e as almofadas também eram os mesmo para que os corredores estivessem habituados a eles e dormissem melhor.
Todos estes pequenos detalhes somados, davam lugar a uma enorme vantagem para com o resto das equipas.
O projeto da Sky era fazer com que a equipa vencesse o Tour em cinco anos. Brailsford conseguiu em três.
Com a entrada da INEOS na equipa, o papel de Brailsford começou a mudar e passou a ser mais ligado à parte da gestão. Há alguns meses, soube-se da entrada da INEOS na estrutura acionista do Manchester United e Dave Brailsford começou a ser apontado como um dos nomes para ocupar um lugar importante na estrutura do clube inglês.
Mudança de hierarquias na equipa britânica
Os últimos meses foram de muitas mudanças na equipa quer em termos de ciclistas, quer na estrutura técnica. De lembrar que ciclistas como Adam Yates, Richard Carapaz e Tao Geoghegan Hart saíram para outras formações, enquanto que uma das principais peças do projeto, Rod Ellingworth se demitiu.
A estrutura da INEOS Grenadiers tem assim uma nova hierarquia após estas saídas.
O CEO passa a ser John Allert que coordena o dia-a-dia da equipa após dois anos a gerir a parte empresarial. Reporta a Dave Brailsford e Jean-Claude Blanc que integram o grupo Ineos Sport.
Scott Drawer, que já tinha estado na antiga Sky, voltou de novo aos quadros da equipa. O agora novo diretor de performance dirigiu a investigação e inovação na equipa da Grã-Bretanha durante cinco ciclos olímpicos.
Steve Cummings, antigo Diretor Desportivo durante dois anos, liderando a equipa no Tour, foi promovido a Diretor de Competição. Por sua vez Imanol Erviti é o novo Diretor Desportivo da equipa, depois de vários anos a correr na Movistar.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.