Dave Brailsford sai da INEOS Grenadiers | A restruturação

Dave Brailsford sai da INEOS Grenadiers | A restruturação

Dave Brailsford, fundador da mítica Team Sky e que levou a Grã-Bretanha ao topo do ciclismo de estrada, vai deixar a INEOS Grenadiers, onde ainda era chefe da equipa.

Brailsford estava na formação britânica desde 2010, com o objetivo de levar para a estrada os êxitos dos britânicos na pista. Foi com ele na frente deste projeto que se iniciou uma nova era no ciclismo em que a ciência aplicada ao desporto ganhou um enorme destaque. 

Pioneiro nos “Ganhos Marginais”

Foi Brailsford quem trouxe as mais recentes metodologias de treino, nutrição cuidada, descanso do ciclista, entre outros, e foi com esta nova abordagem ao ciclismo que surgiu o termo “ganhos marginais”.

A equipa mudou o gel das massagens e o sítio onde estacionava o autocarro para que os ciclistas caminhassem o menos possível depois das provas. Os colchões e as almofadas também eram os mesmo para que os corredores estivessem habituados a eles e dormissem melhor.

Todos estes pequenos detalhes somados, davam lugar a uma enorme vantagem para com o resto das equipas.

O projeto da Sky era fazer com que a equipa vencesse o Tour em cinco anos. Brailsford conseguiu em três.

Com a entrada da INEOS na equipa, o papel de Brailsford começou a mudar e passou a ser mais ligado à parte da gestão. Há alguns meses, soube-se da entrada da INEOS na estrutura acionista do Manchester United e Dave Brailsford começou a ser apontado como um dos nomes para ocupar um lugar importante na estrutura do clube inglês. 

Mudança de hierarquias na equipa britânica

Créditos: Ineos Grenadiers

Os últimos meses foram de muitas mudanças na equipa quer em termos de ciclistas, quer na estrutura técnica. De lembrar que ciclistas como Adam Yates, Richard Carapaz e Tao Geoghegan Hart saíram para outras formações, enquanto que uma das principais peças do projeto, Rod Ellingworth se demitiu. 

A estrutura da INEOS Grenadiers tem assim uma nova hierarquia após estas saídas.

O CEO passa a ser John Allert que coordena o dia-a-dia da equipa após dois anos a gerir a parte empresarial. Reporta a Dave Brailsford e Jean-Claude Blanc que integram o grupo Ineos Sport. 

Scott Drawer, que já tinha estado na antiga Sky, voltou de novo aos quadros da equipa. O agora novo diretor de performance dirigiu a investigação e inovação na equipa da Grã-Bretanha durante cinco ciclos olímpicos.

Steve Cummings, antigo Diretor Desportivo durante dois anos, liderando a equipa no Tour, foi promovido a Diretor de Competição. Por sua vez Imanol Erviti é o novo Diretor Desportivo da equipa, depois de vários anos a correr na Movistar.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Fabian Cancellara no TopCycling: “Acordo com um sorriso”

Fabian Cancellara no TopCycling: “Acordo com um sorriso”

José Borges – Entrevista Topcycling

José Borges – Entrevista Topcycling

Entrevista a Mikel Landa: “No Giro descobri o meu sítio”

Entrevista a Mikel Landa: “No Giro descobri o meu sítio”

Ana Santos assina pela Cannondale Factory Racing

Ana Santos assina pela Cannondale Factory Racing

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais