Começando já pela bicicleta que irá ser utilizada por Tadej Pogacar na prova de fundo dos campeonatos do mundo de ciclismo de estrada na Bégica, a Colnago irá integrar a tecnologia blockchain nas suas novas bicicletas.
De acordo com a marca, será o primeiro fabricante a vincular os seus produtos físicos a uma base de dados virtual deste tipo, liderando assim o caminho para garantir a validade e a prova de propriedade dos novos quadros Colnago. A Colnago começará a aplicar a tecnologia blockchain nos seus quadros a partir de 2022.
O que é a tecnologia Blockchain? A tecnologia das Bitcoins
Blockchain, também referida como Distributed Ledger Technology (DLT), torna a história de qualquer ativo digital inalterável e transparente através de um uso de descentralização e hash criptográfico. Tornou-se famosa por ser aplicada nas conhecidas “Bitcoins” (moeda digital).
As principais características em resumo:
- Um blockchain é uma base de dados que é armazenada por blocos criptografados e os encadeia, formando uma única fonte cronológica de verdade para os dados.
- Os activos digitais são distribuídos em vez de copiados ou transferidos, criando um registro imutável de um activo.
- O activo é descentralizado, permitindo acesso total em tempo real e transparência ao público.
- Um histórico transparente de mudanças preserva a integridade do documento, o que cria confiança no activo.
A “Blockchain Technology” explicada em vídeo
Ou seja, os quadros Colnago terão o histórico de donos registrado durante toda a sua existência, sem possibilidade de alterar o histórico passado. Como é que isto acrescenta valor? Entre outras formas, um dono de uma bicicleta que correu no Tour de France com um determinado ciclista, saberá e terá isso no registro dessa bicicleta (ou quadro neste caso).
“Seja nos travões de disco, utilização de fibra de carbono ou designs aerodinâmicos, a Colnago sempre foi uma empresa que trouxe inovações ao mercado antes de outras marcas de ciclismo”,
diz Nicola Rosin, CEO da Colnago.
Manolo Bertocchi, Chefe de Marketing da Colnago, acrescenta:
“Temos olhado para a segurança fornecida pela tecnologia blockchain para dar aos nossos clientes a confiança de saber que o quadro que estão a comprar é autêntico, mostrando o histórico de propriedade para sempre. Anunciaremos outras funções baseadas na blockchain no próximo ano. ”
O parceiro da Colnago para implementar esta tecnologia inovadora é a empresa italiana de tecnologia MyLime, que desenvolveu uma forte base de parceiros no mercado de luxo. A MyLime conectará os quadros Colnago ao Automotive Blockchain®, onde os registros de fabrico, transporte e venda de qualquer quadro serão feitos.
Como os dados armazenados no blockchain são distribuídos, estes não podem ser falsificados ou alterados depois de registrados, fornecendo a prova final de propriedade.
A Colnago V3Rs criada por Tadej Pogacar
Os quadros Colnago V3Rs criados por Pogačar nos campeonatos do Mundo no dia 26 de Setembro terão uma pintura especial “Ice & Fire” que o esloveno de 23 anos criou, e serão leiloados no momento do lançamento do novo site e aplicação da Colnago em 2022.
“Foi a primeira vez que criei uma bicicleta, trabalhar com os engenheiros e designers da Colnago foi muito emocionante. A ideia das cores é que a minha cabeça fique fria como gelo durante a corrida, mas as minhas pernas estejam sempre em chamas, e a Colnago entregou cores “Frozen” para representar essa dicotomia. ”
disse Tadej Pogačar
A partir de 2022 Colnago com todo o histórico inalterável
A Colnago passará a adicionar transações de blockchain para equipas e bicicletas de produção em 2022 e as informações sobre o fabrico, venda e propriedade serão armazenadas na plataforma baseada na blockchain do MyLime, onde podem ser vistos por qualquer pessoa.
O parceiro da Colnago, MyLime, desenvolveu e criou uma etiqueta “RFID” que está intrinsecamente ligada ao quadro da bicicleta e concede acesso às informações no passaporte digital da bicicleta através de uma aplicação de smartphone que está vinculada à blockchain.
Quando o quadro é vendido para um novo proprietário, a transferência de propriedade pode ser gerida com o processo certificado do MyLime.
A transparência oferecida pela solução blockchain do MyLime irá fornecer rastreabilidade absoluta e garantir o valor da bicicleta ao longo do tempo.
A marca informou ainda que, juntamente com a MyLime avaliaram as várias tecnologias de blockchain que respeitam os paradigmas de sustentabilidade e escolheram aquela, entre as disponíveis e confiáveis, que melhor limita o uso de recursos computacionais intensivos para validação dos blocos de informação.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.