A Shimano acaba de lançar no mercado o tão esperado Shimano GRX 12 velocidades, ainda que, somente na versão mecânica para já.
A Shimano continua o seu legado de criar componentes específicos para gravel. Enraizada na simplicidade, fiabilidade e aventura, a nova linha Shimano GRX 12 velocidades oferece mais opções de mudanças juntamente com uma nova ergonomia, para que os ciclistas tirem o máximo partido de cada aventura de gravel.
Desempenho e liberdade
O GRX mecânico da Shimano recebe esta atualização de 12 velocidades, proporcionando desempenho de alto nível já conhecido das linhas anteriores, sem um preço exagerado.
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Como o gravel tem tudo a ver com expressão pessoal e liberdade para escolher como e onde pedalar, o novo Shimano GRX inclui três opções exclusivas de transmissão mecânica de 12 velocidades, para cobrir todo o espectro de ciclistas e passeios.
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SHIMANO GRX 1×12 com 10-45T
Os ciclistas que adoram alcançar os seus recordes pessoais ou lutar no final de uma corrida irão apreciar as passagens de mudança da configuração RX 820 1×12, com uma cassete 10-45 emparelhada com um pedaleiro de 40 ou 42 dentes.
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A Shimano informa que tal como o seu antecessor de 11 velocidades, o RX 820 proporciona mudanças suaves e fiáveis e apresenta agora uma gama de velocidades mais ampla e engrenagem extra, tornando mais fácil encontrar a cadência ideal para cada situação.
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Esta configuração emprega o desviador traseiro de caixa média RD-RX822-GS construído para uso com a cassete 10-45T e inclui o estabilizador de corrente SHADOW RD+ integrado da Shimano, que segundo a marca proporciona mudanças mais silenciosas e melhor gestão da corrente em terrenos acidentados.
- Engrenagem 1×12 velocidades
- Comprimentos do braço d crank: 170 mm, 172,5 mm, 175 mm
- Opções de pratos: 40T, 42T
- Construção SHIMANO HOLLOWTECH II
- Peso: 655 gramas (172,5 mm com coroa 40T)
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Desviador traseiro RD-RX822-GS
- Estabilização de corrente SHIMANO SHADOW RD+
- Alcance máximo do cassete: 45T
- Caixa do desviador GS/SGS intercambiável e substituível
- Peso: 290 gramas
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- Tipo de freehub: MICRO SPLINE
- Faixa 10-45T
- Peso: 461 gramas
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SHIMANO GRX 1×12 com 10-51T
Para aventuras com maior escalada durante todo o dia ou vários dias, a nova opção RX820 1×12 unstoppable apresenta a cassete 10-51T de amplo alcance da Shimano juntamente com um pedaleiro de 40 ou 42 dentes. Esta configuração oferece opções ideais para subidas mais íngremes e aventuras de vários dias pelas montanhas.
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A configuração unstoppable de 1×12 velocidades inclui o desviador traseiro de caixa longa RD-RX822-GSG com estabilizador de corrente SHADOW RD+ integrado que é otimizado para uso com o cassete 10-51T.
A novidade nesta geração do GRX é a capacidade de alterar ou substituir a caixa do desviador entre as opções 1×12. Isto significa que se necessitares substituir a caixa ou se a tua engrenagem precisar de ser trocada, não terás que comprar um desviador totalmente novo.
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A mesma tecnologia MICRO SPLINE do BTT
A Shimano traz a sua tecnologia comprovada de cubo de BTT micro spline para o gravel com configurações GRX mecânicas 1×12.
Este design leve de cubo livre de alumínio integra-se perfeitamente com engrenagens de 10 dentes e apresenta estrias menores e mais espaçadas que limitam os danos às engrenagens ao longo do tempo.
Desviador traseiro RD-RX822-SGS
- 12 velocidades
- Estabilização de corrente SHIMANO SHADOW RD+
- Alcance máximo do cassete: 51T
- Caixa do desviador GS/SGS intercambiável e substituível
- Peso: 288 gramas (SGS)
![](https://www.topcycling.pt/wp-content/uploads/2023/08/RD-RX822-SGS.png)
- Engrenagem 1×12 velocidades
- Comprimentos do crank: 170 mm, 172,5 mm, 175 mm
- Opções de pratos: 40T, 42T
- Construção SHIMANO HOLLOWTECH II
- Peso: 655 gramas (172,5 com coroa 40T)
![](https://www.topcycling.pt/wp-content/uploads/2023/08/grx_12_crank.png)
- Tipo de freehub: MICRO SPLINE
- 10-51T
- Peso: 470 gramas
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SHIMANO GRX 2×12
Para os ciclistas que procuram o melhor dos dois mundos, existe agora a nova transmissão 2×12 RX820 undroppable, com uma combinação de pratos 48/31D otimizados para gravel, combinados com cassetes 11-34D ou 11-36D.
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Esta configuração tem como objectivo oferecer uma faixa de mudanças ultra ampla para rodar numa cadência confortável, seja para cruzar planícies de terra, seja por retas intermináveis de estrada de asfalto, ou para enfrentar subidas com grande percentagem de inclinação.
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A configuração 2×12 interage perfeitamente com a maioria das rodas 700c existentes, graças ao uso do testado e comprovado design do corpo do cubo HG. Também permite maior folga para os pneus ( uma linha de corrente +2,5 mm vs. estrada convencional FD ).
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- Engrenagem 2×12 velocidades
- Comprimentos do crank: 170 mm, 172,5 mm, 175 mm
- Combinação de pratos: 48-31T
- Construção SHIMANO HOLLOWTECH II
- Peso: 721 gramas (172,5 com pratos 48/31T)
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- 12 velocidades
- Estabilização de corrente SHIMANO SHADOW RD+
- Alcance máximo do cassete: 36T
- Peso: 270 gramas
![](https://www.topcycling.pt/wp-content/uploads/2023/08/shimano_grx_rd_rx_820.png)
- Engrenagem 2×12 velocidades
- A construção do link alternado oferece mais opções de roteamento de cabos
- Maior folga dos pneus ( linha da corrente +2,5 mm vs. estrada convencional FD )
- Ajuste preciso e fácil com ajuste integrado da tensão do cabo
- Peso: 95 gramas
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Ergonomia e travões atualizados
Um dos fatores que tornaram o grupo GRX num best seller da Shimano é a sua ergonomia e conforto, mesmo fora do asfalto, algo que a marca teve em conta nesta atualização. Os pousa mãos do GRX mecânico foram totalmente redesenhados, adicionando mudanças de 12 velocidades sem qualquer volume adicional na manete.
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A Shimano informa que os manípulos da série RX 820 foram concebidos para proporcionar conforto durante todo o dia. Ao reduzir os pontos de pressão e aumentar a área de superfície, o objectivo é que as mãos fiquem menos cansadas e que o ciclista tenha melhor controlo ao testar os seus limites.
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Outra novidade nas manetes é o facto de nos grupos 1×12, a manete de travão esquerda ter uma opção específica para espigão telescópico, que integra perfeitamente travagem e atuação do espigão telescópico.
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ST-RX820-R/L – Manetes de travão de disco hidráulico DUAL CONTROL
- Ergonomia da manete de travão e suporte específica para gravel
- Otimizado para uso com guiador alargado
- Revestimento antiderrapante na superfície da manete do travão
- Mudanças mecânicas leves e responsivas
- Peso: 572,5 gramas (par 2×12 ST)
- Peso: 511,2 gramas (par 1×12 ST)
![](https://www.topcycling.pt/wp-content/uploads/2023/08/497714-st-rx820-18db03-original-1692955451-min.png)
ST-RX820-LA – Manete de travão hidráulico e alavanca de espigão telescópico
- Travão lado esquerdo e alavanca do espigão telescópico
- Ergonomia da manete de travão e suporte específico para gravel
- Otimizado para uso com guiador alargado
- Revestimento antiderrapante na superfície da manete do travão
- Peso: 263 gramas
BL-RX820-L – Somente travão de disco hidráulico
- Manete do travão lado esquerdo
- Ergonomia da manete de travão e suporte específico para gravel
- Otimizado para uso com guiador alargado
- Revestimento antiderrapante na superfície da manete do travão
- Peso: 222 gramas
![](https://www.topcycling.pt/wp-content/uploads/2023/08/497676-bl-rx820-lc2191lzzzzzzzzstds1-0827a3-original-1692955170-1-min-edited.png)
SHIMANO GRX RX610 – A versão mais acessível
Para o consumidor mais preocupado com o orçamento e para permitir um patamar de preço mais amplo em bicicletas completas de gravel, a Shimano também atualizou os seus pedaleiros e manetes de mudanças da série 600 para configurações 1×12 e 2×12 que utilizam a tecnologia trickle-down da linha de componentes GRX original da série 800.
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As principais características incluem novos pousa mãos e revestimento antiderrapante da manete de travão, com o objectivo de reforçar controlo em terrenos acidentados.
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Os novos pedaleiros oferecem opções de engrenagens que atendem especificamente às demandas de pedaladas em gravel. O pedaleiro RX 610 2×12 possui pratos 46/30 e está disponível em comprimentos de braço de cranks de 165 mm, 170 mm, 172,5 mm e 175 mm.
O Pedaleiro RX 610 1×12 tem as mesmas quatro opções de comprimento de cranks e está disponível com aço altamente durável 38T (uma nova opção) e pratos 40T para combinar com uma cassete 10-45T ou 10-51T.
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Novas rodas em carbonoSHIMANO RX880
Juntamente com os componentes mecânicos GRX, a Shimano também lançou umas novas rodas em carbono para gravel, construídas especificamente para lidar com a exigência da condução em estradas de terra.
As novas rodas RX 880 são 64 gramas mais leves por par do que o modelo antecessor e apresentam a mesma altura de aro de 32 mm. para aceleração e subidas mais rápidas. As rodas RXv880 estão preparadas para tubeless e têm uma largura de aro interna de 25 mm., sendo adequadas para pneus de 32 mm. a 50 mm. de largura.
![shimano-grx-bend-lores-121.jpg](https://d21buns5ku92am.cloudfront.net/66654/images/497800-shimano-grx-bend-lores-121-9a0e64-large-1692965954.jpg)
Podes ver todos os pormenores, mais características técnicas, preços e disponibilidade novo Shimano GRX 12 velocidades através dos sites do importador em Portugal: https://www.scvouga.pt/pt/ciclismo/shimano ou da Shimano: https://gravel.shimano.com/pt/
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