Cervélo Rouvida | A Review da Cervélo para Estrada e Gravel

Cervélo Rouvida | A Review da Cervélo para Estrada e Gravel

A Cervélo entrou no mundo das e-Bikes a nova Cervélo Rouvida, o primeiro modelo elétrico da marca. Fui até Espanha, na zona de Albarracín, Montañas Vacias, para testar esta nova máquina.

Vídeo do teste

Design Inovador e Versatilidade

Uma das inovações da Rouvida está no seu dropout removível, que permite uma rápida transição entre geometria de estrada e de gravel.

Este sistema vai além de um simples ‘flip-chip’, ajustando todo o quadro para diferentes encaixes e manobrabilidade. Desta forma os ciclistas podem desfrutar das características de uma bicicleta de estrada e de uma gravel numa única máquina.

Geometria Adaptável

A Rouvida está disponível em versões dedicadas para estrada e gravel, mantendo o mesmo quadro mas com geometrias ajustáveis.

A versão de gravel apresenta um ângulo do tubo de direção 0,7° mais relaxado, um trail de 62mm (em comparação com 57,9mm para estrada) e espaço para pneus de até 43,5mm (34mm para estrada). Estas mudanças proporcionam uma condução mais estável e controlada em terrenos off-road.

Tecnologia de Ponta

No coração da Rouvida está o motor Fazua Ride 60, conhecido pela sua integração perfeita com a pedalada do ciclista, no entanto, notei-o um pouco brusco no modo “Turbo” (máxima assistência), quando em terrenos de pedra solta em subida.

Num terreno de terra mais compacta, aí sim, este motoro proporciona uma experiência que se assemelha a uma bicicleta analógica, mas com uma potência adicional significativa.

A Cervélo fez ajustes específicos no motor para manter a sua estética e aerodinâmica icônicas. O motor, combinado com a bateria vertical, melhora a aerodinâmica, comprovada em túnel de vento.

Configurações e Especificações

A Cervélo Rouvida está disponível em quatro configurações: duas focadas na estrada e duas no gravel.

As opções de gravel vêm com componentes específicos, como o conjunto SRAM Force AXS XPLR e o espigão de selim dropper SRAM AXS Reverb (ver vídeo do teste).

Já as versões de estrada destacam-se por ser mais leves, no entanto, não tivemos oportunidade de testar neste evento, que se destinava a bicicletas de Gravel.

Na Europa a Rouvida é uma eBike com uma velocidade assistida máxima de 25km/h e capacidade de bateria de 430wh. A título de curiosidade, nos EUA, este tipo de bicicletas têm uma velocidade assistida máxima de 45km/h, o que as torna ainda mais divertidas.

Conclusão

A Cervélo Rouvida combina a versatilidade de um design adaptável com a tecnologia de ponta do motor Fazua Ride 60, é uma E-bike que facilmente se torna numa bicicleta convencional quando estamos a rolar numa estrada em terreno plano, pois neste tipo de bicicletas (em diferença com as eléctricas de BTT) atinge-se facilmente os 25 km/h e a partir daí ela deixa de ter a assistência do motor.

Acima dos 25 km/h, quando em terreno plano, dá uma sensação natural de pedalada, só se notando o peso extra quando nos levantamos do selim para “gingar” a bicicleta.

A Cervélo fez um bom trabalho, seja para estrada ou gravel, a Rouvida oferece uma boa experiência de ciclismo, não só amplia os horizontes daqueles que não têm a preparação física para ir mais além, como também é divertida para os que têm essa preparação e procuram uma experiência diferente.

Disponibilidade e preços

Para saber pontos de venda, preços e disponibilidade, vê aqui no site bicimax.com

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