Campeonato do Mundo de XCO – Resumo e resultados

Campeonato do Mundo de XCO – Resumo e resultados

Decorreu hoje em Glentress na Escócia o Campeonato do Mundo de Elites XCO, corridas das categorias feminina e masculina.

Corrida feminina

Pauline Ferrand Prevot deixa cada vez mais vincada a sua marca na história da modalidade, ao garantir duas vitórias consecutivas no Campeonato do Mundo. A atleta francesa começou a corrida com uma partida menos bem conseguida mas rapidamente chegou à frente da corrida, alcançando a sua compatriota Loana Lecomte ainda na primeira volta.

Depois de se sagrar novamente Campeã do Mundo de XCC na passada quinta-feira, Pauline Ferrand Prevot apresentou-se num momento de forma tremendo e quando colocou mais uma mudança para ir embora, Loana Lecomte não teve capacidade para seguir Prevot, que acabaria por ganhar tempo volta após volta até cruzar a meta isolada, colocando mais de um minuto de diferença para a segunda classificada.

Loana Lecomte garantiu a medalha de prata, fazendo uma corrida sem falhas, mas sem ter a capacidade de acompanhar o ritmo de Pauline Ferrand Prevot.

O que acabou por animar mais a corrida foi a luta pela posição da medalha de bronze, onde vimos potenciais 3º lugares de Puck Pieterse, Mona Mitterwallner, Alessandra Keller e Evie Richards à medida que as volta iam passsando.

A última volta deixaria tudo nas mãos de Puck Pieterse e Mona Mitterwallner, sendo que a neerlandesa campeã da Europa Puck Pieterse acabaria por levar a melhor sobre a austríaca, conseguindo assim a medalha de prata.

De assinalar ainda o resultado de Raquel Queirós, a única representante nacional nesta corrida terminou na 46.ª posição.

TOP 10 final

POS.NOMETIME
01FERRAND-PREVOT Pauline 01:24:14
02LECOMTE Loana + 01:14
03PIETERSE Puck + 01:27
04MITTERWALLNER Mona + 01:31
05KELLER Alessandra + 02:23
06RICHARDS Evie + 02:39
07BERTA Martina + 04:10
08GIBSON Gwendalyn + 04:17
09NEFF Jolanda + 04:22
10BLUNK Savilia + 05:00

Corrida masculina

Era grande a expectativa com que se aguardava a corrida masculina, que tinha entre os favoritos à vitória Mathieu van der Poel, Tom Pidcock e Nino Schurter, com o extra de interesse pela participação também de Peter Sagan.

Tom Pidcock tornou-se o primeiro britânico a vencer o Campeonato do Mundo de de XCO Elite, tendo dominado a corrida, apesar da sua saída numa linha ligeiramente mais atrasada.

Ainda assim, o britânico aproveitou a posição de partida que foi ligeiramente melhorada pelas regras polémicas da UCI, que acabaria por beneficiar alguns atletas que não tinham um ranking tão alto na modalidade de XCO.

Sam Gaze também veio de uma posição do meio da grelha de partida e acaba por fazer uma corrida tremenda, após revalidar o título mundial no XCC na passada quinta-feira. O neozelandês cjegou mesmo a acreditar que poderia lutar pelo ouro, mas a corrida acabaria por terminar e Gaze garantiu a medalha de prata. 

Nino Schurter correu para vencer, colocou ritmo forte no início da corrida para tentar evitar que Pidcock e outros conseguissem chegar à frente, mas acabou por não ter a capacidade para seguir o ritmo de Pidcock e conseguir o seu 11º título mundial, ainda assim deixa a Escócia com a medalha de bronze e um desempenho assinalável.

Mathieu Van Der Poel teve uma queda logo na Start Loop, queda essa que ditou mesmo o abandono do neerlandês naquele que era o seu retorno ao XC após dois anos de ausência. O sonho do triplo Campeonato do Mundo no mesmo ano ficou desfeito logo na primeira volta.

Top 10 final

POS.NOMETEMPO
01PIDCOCK Tom 01:22:09
02GAZE Samuel + 19
03SCHURTER Nino + 34
04KORETZKY Victor + 43
05DASCALU Vlad + 54
06HATHERLY Alan + 01:07
07BRAIDOT Luca + 01:41
08FORSTER Lars + 01:45
09SCHWARZBAUER Luca + 01:52
10COOPER Anton + 01:53

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Alice Segre no Desertus Bikus 

Alice Segre no Desertus Bikus 

Loma, o Novo Capacete Specialized

Loma, o Novo Capacete Specialized

50 anos do primeiro produto FOX – Celebração traz edições especiais

50 anos do primeiro produto FOX – Celebração traz edições especiais

Um português e um belga entram num bar

Um português e um belga entram num bar

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais