Biniam Girmay distinguido como ciclista africano do ano

Biniam Girmay distinguido como ciclista africano do ano

Biniam Girmay foi eleito o melhor ciclista africano em 2022.

O ciclista eritreu da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux superiorizou-se na votação a Louis Meintjes, seu companheiro de equipa, e ao compatriota, Natnael Tesfatsion, conquistando assim este galardão pelo terceiro ano consecutivo.

O prémio de Ciclista Africano do Ano, conta já com 13 anos de existência, e foi criado pelos organizadores do Tropicale Amissa Bongo (prova de ciclismo profissional por etapas que se disputa no Gabão).

O júri liderado por Bernad Hinault comentou a entrega do prémio a Biniam Girmay, considerando que houve justiça na decisão.

Ele (Biniam Girmay) merece este prémio pelo seu resultado histórico em Ghent-Wevelgem e pela etapa no Giro. Nunca antes um africano fez algo assim”.

Bernad Hinault (líder do júri)

Na base desta distinção está a boa temporada registada por Biniam Girmay em 2022, onde se destacaram a conquista da clássica Ghent-Wevelgem,  bem como a vitória obtida na 10.ª etapa do Giro 2022, ao bater ao ‘sprint’ Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) mesmo em cima da meta.

Por seu lado, Girmay demonstrou-se orgulhoso por mais esta conquista.

Assim como nas duas eleições anteriores, estou muito orgulhoso por conquistar, uma vez mais, este prémio”,

Biniam Girmay

É de recordar que após a histórica conquista da 10.ª etapa no Giro de Itália, Girmay protagonizou um episódio insólito, quando, ao tirar a rolha de cortiça do champanhe no pódio, esta lhe ter acertado no olho, situação que originou uma lesão, que obrigou mesmo o ciclista eritreu a abandonar a prova.

Aos 22 anos, Girmay é visto como um jovem ciclista com larga margem de progressão no seio do pelotão internacional, prova disso mesmo, a boa reta final de temporada que conseguiu ao terminar em 6.ª no Bretagne Classic (Clássico da Bretanhã), em 3.º no Grande Prémio de Quebec, e foi ainda 2.º classificado no Grande Prêmio da Valónia.

Biniam Girmay parece estar de pedra e cal na formação belga da Intermarché, com a qual tem contrato até 2026, e em 2023 tudo aponta para que continue a ser uma aposta constante em algumas das principais provas do calendário internacional, onde conta agora com o português Rui Costa como companheiro de equipa.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Trek Domane SLR 7 | Teste

Trek Domane SLR 7 | Teste

Peter Sagan anuncia final de carreira

Peter Sagan anuncia final de carreira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no  Race Nature Albufeira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no Race Nature Albufeira

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos