A terceira etapa da Andalucía Bike Race by Garmin 2025 trouxe mudanças na classificação geral masculina, enquanto na corrida feminina as líderes consolidaram a vantagem.
Com um percurso exigente de 64,79 km e 2.227 metros de desnível positivo, os ateltas enfrentaram trilhos técnicos e paisagens deslumbrantes na travessia de El Neveral e no Parque Natural da Sierra Mágina.

Nova liderança masculina
Na categoria masculina, a vitória sorriu à dupla Fabian Rabensteiner e Casey South, que assumiram o controlo da Andalucía Bike Race by Garmin a meio da etapa e cruzaram a linha de meta com uma vantagem confortável.
“Esta vitória é muito importante, pois é a primeira com a nova equipa. Foi uma etapa com muitas subidas e trilhos técnicos, mas sentimo-nos bem e conseguimos abrir um bom espaço para os adversários”,
destacaram os vencedores.
O pódio foi completado por Andreas Seewald e Jakob Hartmann (Singer KTM Racing) e por Samuele Porro e Marc Stutzmann (Klimatiza Orbea Team), que terminaram juntos.

Os anteriores líderes da classificação, Jakob Dorigoni e Gioele De Cosmo, perderam a camisola de líderes devido a uma queda, deixando Rabensteiner e South como os novos líderes da geral.
Calderon e Kortekaas dominam e reforçam liderança feminina
Na categoria feminina, Mónica Calderon e Tessa Kortekaas (ISB Cannondale) voltaram a dar espetáculo, vencendo a terceira etapa e consolidando a liderança na geral.

Txell Figueras e Claudia Peretti (Cannondale Protour Olympia) terminaram na segunda posição e Melissa Maia e Pilar Fernandez completaram o pódio da etapa.
“A etapa de hoje foi muito dura, tanto física como mentalmente, mas sentimos que conseguimos dar mais, depois de dois dias a conhecer a nossa dinâmica como equipa”,
comentaram as vencedoras no final.
Próxima etapa
Na quarta etapa os atletas continuarão a percorrer a província de Jaén, num percurso igualmente técnico e exigente.
Em corridas de BTT por etapas o cenário muda a qualquer momento (como aconteceu hoje com a equipa que liderava a classificação masculina), a luta pelo vitória final continua acesa e cada etapa é crucial.