A Trek Madone SLR da equipa Lidl-Trek

A Trek Madone SLR da equipa Lidl-Trek

Tivemos nas mãos a fantástica Trek Madone SLR da equipa profissional World Tour, a Lidl-Trek (antiga Trek-Segafredo). Neste artigo mostramos-te a máquina que Mads Pedersen, Giulio Ciccone, Bauke Mollema ou Jacobo Mosca utilizam nas corridas mais mediáticas do mundo, como o Tour de France.

Trek Madone SLR

Tivemos acesso à bicicleta antes do Tour de France, pelo que os patrocínios ainda são os anteriores, visto a equipa ter estreado novas cores e patrocínios no início desta edição do Tour.

A nova Trek Madone SLR foi lançada em 2022 e marcou desde logo a industria pelo seu design inovador e futurista.

A sétima geração deste modelo surgiu com a inovadora tecnologia IsoFlow, com grandes melhorias aerodinâmicas e com um design completamente novo para reduzir o peso. 

Tecnologia IsoFlow

A conhecida tecnologia IsoFlow da Trek foi reformulada especificamente para este modelo, por forma a poupar gramas, é inédita e permite igualmente que o espigão flexione nos impactos para uma condução mais suave (Mads Pedersen utilizou este modelo nas clássicas do pavê).

Segundo a marca, esta tecnologia também melhora a aerodinâmica e reduziu o peso para ganhar segundos preciosos em competição. 

A tecnologia IsoFlow integrada no tubo do espigão, eleva a integração da Madone e dá um aspecto inconfundível à bicicleta no pelotão Word Tour. 

Integração aperfeiçoada 

O novo cockpit, totalmente integrado com apenas uma peça foi pensado para melhorar a rigidez e aerodinâmica da Madone. Digamos que esteticamente é também uma peça fantástica e dá um toque de classe à estética da bicicleta.

O Guiador/avanço integrado da Trek Madone SLR tem um visual completamente limpo de cablagens, o que dá um aspecto belíssimo à bicicleta, mas segundo o mecânico da equipa dificulta um pouco mais a tarefa, quando é necessário trocar o guiador ou fazer manutenção.

Este novo guiador permite a montagem de acessórios na parte dianteira, como o suporte do dispositivo de treino K-Edge utilizado pela equipa Lidl-Trek.

Na testa do quadro pode verificar-se o design aero que referi no início, assim como toda a cablagem oculta. É visível todo o estudo e atenção à aerodinâmica dedicada a este modelo, levando-nos quase a confundir as linhas com uma bicicleta de contrarrelógio.

Transmissão

A equipa Trek-Segafredo utiliza componentes Sram para equipar todas as suas bicicletas, desde a transmissão à travagem, tudo fica a cargo da gama Sram Red, sendo a transmissão electrónica de 12 velocidades.

Neste caso, a Trek Madone SLR de Jacopo Mosca tinha montados pratos 54/41. A equipa utiliza ainda pratos 52/39 para etapas onde o terreno seja mais ondulado, ou 50/37 em etapas de montanha bastante duras.

Pneus e rodas

A Trek-Segafredo utiliza rodas Bontrager (marca de componentes da Trek), que no caso da Madone que tivemos nas mãos, eram as rodas Bontrager Aeolus RSL 62, com um perfil de 62mm.

Todas as bicicletas têm montados pneus Pirelli, e embora na equipa utilizem tecnologia tubeless e tubular, a Trek Madone de Jacobo Mosca tinha montados os Pirelli P Zero 28mm. tubeless.

Além dos treinos diários, os ciclistas profissionais passam muitas horas em cima da bicicleta em corrida, pelo que os pontos de contacto com a bicicleta são de extrema importância, pois se existe desconforto o ciclista não consegue ter rendimento.

Um dos pontos de contacto mais importantes é o selim, e a Lidl-Trek utiliza selins Bontrager.

A escolha de Jacobo Mosca é o Bontrager Aeolus P2 RSL, um selim de estrada ultraleve e aerodinâmico, que de acordo com a marca tem um recorte integral que maximiza a potência e minimiza a pressão nos tecidos sensíveis para um conforto constante.

Trek Project One

O Project One é a denominação que a Trek dá à possibilidade de cada cliente personalizar a sua própria bicicleta. No caso da bicicleta que tivemos nas mãos, esta tinha a decoração da equipa mas nesta edição do Tour de France muitos dos ciclistas da equipa estão a utilizar bicicletas com diferentes personalizações.

O Project One ICON é uma coleção premium de esquemas de pintura que representa o mais elevado nível artístico em bicicletas personalizadas.

Preço e disponibilidade

A Trek Madone SLR igual à da equipa Lidl-Trek-Segafredo tem o preço de 13.999,00 €, e podes ver todas as especificações técnicas deste modelo em www.trekbikes.com/pt

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

IRONMAN Cascais – Onde a Aventura e a Superação se encontram

IRONMAN Cascais – Onde a Aventura e a Superação se encontram

Volta a Portugal 2024 | Prólogo | Sabgal-Anicolor entra com tudo

Volta a Portugal 2024 | Prólogo | Sabgal-Anicolor entra com tudo

Pogacar Tour – Marcas históricas e registos supersónicos

Pogacar Tour – Marcas históricas e registos supersónicos

Volta a Portugal 2024 – Etapas, participantes e equipas

Volta a Portugal 2024 – Etapas, participantes e equipas

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais