David Raquel é fã de ciclismo e fez uma foto que fica na história da Strade Bianche. Reportagem TopCycling em Siena.
Por esta altura, um fã de ciclismo atento já conhece a história da fotografia de Tadej Pogacar celebrando a vitória na Strade Bianche.
O autor é Alen Milavec, amigo e fotógrafo oficial do Canibal dos tempos modernos. Ao site espanhol Relevo, Milavec contou que pagou 50 euros para reservar uma varanda num restaurante na Piazza del Campo e que passou o dia a comer presunto italiano à espera do disparo certeiro.
“A ideia ficou perfeitamente refletida no resultado final. Queria transmitir algo similar ao filme ‘Gladiador’, como se o Pogi estivesse a entrar no Coliseu romano”.
Alen Milavec ao site Relevo.
Ler mais | Strade Bianche: Guia para viajar, ver e pedalar no sterrato da Toscana

Foto: Alen Milavec
David Raquel sacou uma instantânea fabulosa
A foto viralizou e foi partilhada por todo o lado, quase sempre sem os devidos créditos. É notável como se desumaniza o autor, se usurpa o trabalho de um profissional, sem a decência de o identificar ou à agência que representa.
Nas redes proliferam contas de ciclismo que não produzem conteúdo, não tiram fotos nem fazem vídeos. Limitam-se a copiar o que outros criaram. Cabe ao consumidor ser exigente com o que vê e onde deixa o seu like.
Quis o destino que o TopCycling descobrisse uma história parecida com a do fotógrado de Pogacar, só que o protagonista é português.
Ler mais | Strade Bianche – Pogacar e Vollering impõe-se

Foto: David Raquel
“A foto da Demi foi pensada e ensaida“
David Raquel gosta tanto de pedalar como de fotografar, por isso foi ver a Strade Bianche e correr o Gran Fondo onde esteve o nosso Beltrão. É o amigo que todos queremos ter: organiza as viagens, escolhe o hotel, marca os percursos e ainda tira fotos brutais.
Enquanto Alen Milavec esperava à varanda pela chegada dos homens, uns metros abaixo o português viu potencial para uma instantânea original e captou a vitória de Demi Vollering horas antes do esloveno.
“Fiz um ‘ensaio’ ao enquadramento enquanto esperávamos que a corrida chegasse. A foto da Demi foi pensada e ensaida, mas quando pensei nessa foto não sabíamos se seria da Demi ou da Van der Breggen. Há aquele enquadramento tipico da chegada da Strade Bianche e eu quis experimentar o contrário. O Milavec pelos vistos pensou o mesmo, mas estava uns metros mais alto.”
David Raquel ao TopCycling.

Foto: David Raquel
Wow amazing photo
Demi Vollering é um fenómeno de popularidade no pelotão feminino. Só no Instagram tem 333 mil seguidores.
O peso mediático vai além das corridas. A neerlandesa move milhões e é patrocinada por gigantes como Nike e Specialized, que graças a Vollering passaram a patrocinar também a FDJ-Suez.
Conhecida pela proximidade no trato com os fãs, deu exemplo disso mesmo ao escrever a David Raquel.
“Fiz um story e identifiquei-a, passado uns cinco minutos recebi uma mensagem privada dela a dizer: ‘Wow amazing photo’. Agradeci e continuei a minha vida, sem imaginar que a história fosse desenvolver mais que isso. Entretanto a Demi partilhou esse story e no dia seguinte voltou a enviar-me uma mensagem a dizer que adorava a fotografia e se eu lha podia enviar que ela queria expor em casa.”
David Raquel ao TopCycling.
Depois da expedição à Toscana segue-se o Gran Fondo Alpe d’Huez, no verão. Para 2026 já há um novo desafio agendado: Volta à Flandres rodeado de 15 mil cicloturistas.

Foto: David Raquel