Wout Van Aert foi um dos destaques da temporada 2021.
O ciclista belga de 27 anos acumulou boas prestações não só na estrada, mas também no ciclocrosse, prova disso, o total de 21 vitórias e uma classificação geral conquistadas.
Em vésperas de entrar no novo ano, o ciclista da Team Jumbo-Visma deixou um pouco de lado a parte física do ciclismo e ocupou algum do seu tempo a realizar as estatísticas da temporada de 2021.
Dessa análise resultaram dados muito curiosos, saltando à vista, os 31.064 quilómetros percorridos entre provas e treino.
Aqui ficam os números curiosos de Wout Van Aert em 2021:
– Noites fora de casa: 205 (56%)
– Noites acima de 2000 metros de altitude: 72
– Voos: 18
– Viagens de menos de 50 quilómetros: 7
– Países visitados: 10
– Controles antidopagem: 47
Vida de atleta de alta competição é mais dura do que muitos imaginam, do trabalho e sacrifício vêm os resultados. Além dos números mais a nível geral acima apresentados, o ciclista belga da Jumbo Visma, analisou ainda as estatísticas obtidas ao nível da competição:
– Dias de competição: 62 (49 na estrada, 13 no ciclocrosse)
– Vitórias: 21 (+1 classificação geral)
– Medalhas: 5
– Horas em cima da bicicleta: 996
– Quilómetros: 31064 (dos quais 8514 foram dias de corrida).
Não deixa de ser curioso o facto do ciclista da Team Jumbo-Visma além de ter efetuado estas análises estatísticas, tê-las, inclusivamente, partilhado nas suas redes sociais. Wout Van Aert poderia apenas tê-lo feito para seu controlo próprio, guardando-as como um trunfo na preparação das próximas temporadas, dado o sucesso obtido na época desportiva que acabou de terminar.
Ao tornar estes dados estatísticos públicos, Wout Van Aert comprova que a obtenção do sucesso dá muito trabalho e exige muitos sacrifícios.
A marca de 31064 quilómetros de bicicleta é um registo digno de destaque, bem como os 62 dias de competição. Grande parte dos automobilistas não atinge essa marca anualmente, nas deslocações casa/trabalho, nem mesmo, contabilizando as viagens durante as férias.
Não é novidade que para um ciclista de alta competição atingir um nível elevado tenha que conjugar vários fatores. No entanto, os dados apresentados pelo ciclista belga demonstram até onde vai o esforço e dedicação.
Tendo em conta os números que apresentou em 2021, Van Aert arrancou para 2022 com expetativas de dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido, estando para já a dominar as corridas de ciclocrosse onde se apresenta na linha de partida..
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.