Na primeira das duas etapas decisivas da recta final da Vuelta 2018, Tibaut Pinot garantiu a sua segunda vitória de etapa e Simon Yates ganhou tempo a Valverde.
Pinot (FDJ), que já tinha vencido na 15.ª etapa desta edição da Vuelta, cumpriu os 154,4 quilómetros entre Lérida e Andorra em 3:42.05 horas, cinco segundos à frente do líder Simon Yates (Michelton Scott), e 13 de Steven Kruijswijk (LottoNL-Jumbo) no terceiro lugar.
Numa etapa decisiva e espectacular, Simon Yates não quis guardar para amanhã o que podia fazer hoje e atacou.
Atacou e atacou bem, fez uma subida final de grande nível, foi segundo na etapa, ganhou tempo na estrada e nas bonificações, deixando agora o seu mais directo adeversário Alejandro Valverde a 1m. 38s. na classificação geral.
Não obstante a etapa rainha amanhã, com um acumulado de subidas monstruoso (cerca de 4000mts. D+ em 97 km’s), várias subidas e descidas durante o dia, mesmo que a Movistar possa tentar algo, Simon Yates hoje deu um passo gigante para uma eventual vitória na Vuelta 2018.
O holandês Steven Kruijswijk também fez “um assalto” ao pódio, relegando hoje Enric Mas para quarto e passando ele para o terceiro lugar da geral.
Luís Beltrão