O Francês Thibaut Pinot venceu hoje a 15.ª etapa com uma exibição de classe.
Esta etapa da Vuelta terminou na subida mítica aos “Lagos de Covadonga”, e houve espectáculo entre os melhores.
Thibaut Pinot, o que estava mais distante na classificação geral entre os que seguiam na frente, atacou forte a cerca de 7 km’s. do final e abriu um espaço que os outros não conseguiram fechar, terminando com a vitória de etapa.
Os favoritos do TOP 10 seguiam todos juntos, e houve ataques mútuos da parte de quase todos, sendo que o mais activo foi Miguel Angel Lopez e Simon Yates que por várias vezes tentaram isolar-se.
Valverde valeu-se da sua experiência e apesar de parecer que iria ficar para trás acabou por terminar a etapa em 4.º, perdendo só 2 segundos para Simon Yates e perfilando-se cada vez mais como o principal rival do líder da Vuelta.
Miguel Angel Lopez e Simon Yates (2.º e 3º da etapa) ainda conseguiram ganhar as bonificações e algum tempo ganho na estrada.
Nairo Quintana cortou a meta depois de Valverde e Enric Mas que também se mostrou a grande nível, consolidando a sua posiçao no TOP 10.
Amanhã dia de descanso e terça-feria etapa de contra-relógio individual, que também pode vir a trazer novas mudanças no TOP 10.
A uma semana do final da Vuelta, ainda não se pode dizer quem irá vencer esta edição.
Luís Beltrão