Surpresa é a palavra que resume esta etapa, tanto no vencedor de etapa como facto de Jesús Herrada ter mantido a liderança.
Na 13.ª etapa da Vuelta todos esperavam ver quem está para discutir a classificação geral, pois haviam duas subidas de primeira categoria onde se podiam fazer boas diferenças entre os favoritos.
Mais uma vez e à semelhança das últimas etapas formou-se uma fuga numerosa, na qual seguiam ciclistas de qualidade e que conseguiram uma diferença de tempo suficiente para discutir a vitória da etapa entre si.
Na subida final, Rafa Majka e Dylan Teuns conseguiram deixar o restante grupo, mas para surpresa de muitos, Oscar Rodriguez (equipa Euskadi Murias) conseguiu juntar-se a eles e ainda passá-los, conseguindo a vitória de etapa com uma vantagem de 15 segundos para Rafal Majka.
Para o ciclista espanhol, e para a equipa (Euskadi Murias) esta é a sua vitória de maior relevo.
Entre os favoritos, na subida final mostraram-se mais fortes, Nairo Quintana e Simon Yates, sendo que o jovem Enric Mas também fez uma excelente subida, terminando a 9 segundos de Quintana e a 3 de Yates.
Jesús Herrada, perdeu 1m. 40seg’s. mas ainda mantém a liderança da prova com 1m. 42seg’s. de vantagem para Simon Yates.
Luís Beltrão