Vuelta a Espanha – Etapa 20

Vuelta a Espanha – Etapa 20

Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) conquistou a sua terceira vitória da Vuelta a Espanha 2022. O campeão olímpico de fundo chegou à Vuelta com ambições à classificação geral, mas após ter perdido tempo e ficar afastado desse objectivo focou-se nas etapas e acaba por ser protagonista nesta corrida com 3 vitórias de etapa.

Além disto, beneficiou do azar de Jay Vine (Alpecin-Deceuninck), que era líder destacado da classificação da montanha mas teve que abandonar por queda, e sairá da Vuelta 2022 também com a vitória desta classificação.

Remco Evenepoel a um dia de vencer a Vuelta 2022

Aos 22 anos Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) tem a vitória da Vuelta 2022 praticamente garantida (basta terminar amanhã), provando finalmente que é ciclista de 3 semanas.

Fotografia: GettySport – Quick-Step Alpha Vinyl

Pode-se dizer que é a primeira grande volta à qual o jovem belga chegou sem problemas prévios (como o próprio admitiu nas declarações do final da etapa), e quer se goste dele ou não (a sua personalidade divide os fãs), acaba de vencer uma grande volta na qual havia grandes nomes, sem ter uma super equipa talhada para grandes voltas.

Nesta última semana Evenepoel correu com maturidade, nunca entrou em pânico, mesmo quando se viu isolado dos seus companheiros de equipa, e seguiu as rodas certas nos momentos certos.

Fotografia: GettySport

A confirmar-se a mais que provável vitória de Evenepoel, ele faz história na Bélgica ao tornar-se vencedor de uma grande volta 44 anos depois de Johan De Muynck, vencer o Giro de Itália em 1978, e também se dá à (Quick-Step Alpha Vinyl) a primeira vitória numa grande volta, equipa que apesar de ser uma das mais antigas do pelotão sempre foi talhada para as clássicas e etapas.

Fotografia: GettySport

“É incrível, todos os maus comentários do ano passado, acho que finalmente respondi a todos com os pedais. Tenho trabalhado muito para chegar aqui na melhor forma possível e agora vencer esta Vuelta é incrível.

É a primeira grande volta em que comecei saudável, estou muito feliz por ser o primeiro ciclista a vencer uma grande volta para Patrick como CEO, e novamente para a Bélgica, para meus companheiros de equipa, para os meus pais e para a minha noiva. Estive fora de casa tantos dias, tantas semanas, tantos meses. É tudo graças a eles.”

Remco Evenepoel

João Almeida confirma solidez

João Almeida sobe um posto na classificação geral, passou o espanhol Carlos Rodriguez e termina esta Vuelta no 5.º posto, apesar de chegar a esta grande volta na ressaca do COVID-19 que o afastou do Giro de Itália, bem como o desgaste mental e físico da preparação e participação desse mesmo Giro 2022.

Fotografia: UAE Team Emirates

O português tem 24 anos e nas últimas três temporadas termina três vezes no TOP 10 em grandes voltas (4.º no Giro em 2020, 6.º no Giro em 2021 e agora 5.º na Vuelta em 2022), demonstrando uma regularidade e solidez impressionantes.

Com mais margem de progressão (que o próprio já admitiu que ainda tem), e com tudo o que tem que se alinhar para se vencer uma grande volta (que não é pouco), preparação física e mental, equipa em seu redor, colocação, não ter azares mecânicos nem quedas, forma dos adversários, etc., João Almeida pode conseguir uma grande volta no futuro.

TOP 10 Etapa

POS.PaísNOME – EQUIPATEMPO
01Richard Carapaz INEOS Grenadiers04:41:34
02Thymen Arensman Team DSM+ 08
03Juan Ayuso UAE Team Emirates+ 13
04Jai Hindley BORA-hansgrohe+ 13
05Enric Mas Movistar Team+ 13
06Remco Evenepoel Quick-Step Alpha Vinyl Team+ 15
07Louis Meintjes Intermarché-Wanty-Gobert+ 15
08Miguel Ángel López Astana Qazaqstan Team+ 15
09Joao Almeida UAE Team Emirates+ 17
10Sergio Higuita BORA-hansgrohe+ 32

Vídeo resumo

TOP 10 Classificação geral

POSPAÍSNOME – EQUIPATEMPO
01Remco Evenepoel Quick-Step Alpha Vinyl Team78:00:12
02Enric Mas Movistar Team+ 02:05
03Juan Ayuso UAE Team Emirates+ 05:08
04Miguel Ángel López Astana Qazaqstan Team+ 05:56
05Joao Almeida UAE Team Emirates+ 07:16
06Thymen Arensman Team DSM+ 07:56
07Carlos Rodriguez INEOS Grenadiers+ 07:57
08Ben O’Connor AG2R Citroën Team+ 10:30
09Rigoberto Uran EF Education-EasyPost+ 11:04
10Jai Hindley BORA-hansgrohe+ 12:01

Amanhã é uma tirada na qual os sprinters terão nova oportunidade, e uma etapa de consagração para os homens da geral. Serão 96,7 km’s. entre Las Rozas e Madrid com um perfil maioritariamente plano.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Ciclismo no Eurosport nos próximos dias

Ciclismo no Eurosport nos próximos dias

Remco Evenepoel na INEOS. Rumor ou realidade?

Remco Evenepoel na INEOS. Rumor ou realidade?

Nibali e Valverde despedem-se na Lombardia

Nibali e Valverde despedem-se na Lombardia

A Trek lança novo vestuário de inverno sustentável

A Trek lança novo vestuário de inverno sustentável

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos