Vuelta a Espanha 2025 – Início em Piemonte e primeiras etapas
A Vuelta a Espanha de 2025 vai partir de Itália, no sopé dos Alpes, na região de Piemonte, numa edição comemorativa do 90.º aniversário da corrida.
Depois do início em Portugal, em 2024, vai ser a região italiana a acolher as três primeiras etapas. A prova arranca a 23 de agosto e termina a 14 de setembro ao fim de 21 etapas.
Partida em Turim
A Vuelta tem partida em Turim – Reggia di Venaria e seguirá para Novara, num percurso de 183 km que inclui uma subida ao desfiladeiro de Bienca-Tomalino, com classificação de terceira categoria.
Esta etapa dará o mote para a última grande Volta do ano e terá muito provavelmente um sprinter com a primeira camisola vermelha da edição de 2025.
Primeira chegada em alto ao segundo dia
Em termos de dureza temos logo a primeira chegada em alto ao segundo dia. Início em Alba e final em Limone Piemonte após 157 km numa subida de segunda categoria.
Arriverdeci a Itália à quarta etapa
A terceira etapa em território italiano percorrerá 139 km entre San Maurizio Canavese e Ceres, incluindo uma subida ao Passo de Issiglio de segunda categoria.
Com partida de Susa, região de Piemonte, e chegada já em Espanha, o pelotão diz arriverdeci a Itália à quarta etapa.
Itália acrescenta mais história à Vuelta
Com este início em Piemonte, que acolhe três etapas integralmente, Itália acrescenta mais história à Vuelta.
Foram já 187 as vitórias em etapas conquistadas por ciclistas italianos na prova rainha do ciclismo espanhol, o que faz da Itália o terceiro país com mais vitórias depois da Espanha e da Bélgica.
Quanto à classificação geral, seis ciclistas italianos conquistaram a vitória na geral: Fabio Aru (2015), Vincenzo Nibali (2010), Marco Giovannetti (1990), Giovanni Battaglin (1981), Felice Gimondi (1968) e Angelo Conterno (1956).
Partida oficial do Mónaco em 2026
A edição de 2025 da Vuelta marca a sexta vez que a corrida não começa em Espanha e a primeira vez que parte de Itália, depois de Lisboa (1997), Assen (2009), Nîmes (2017), Utrecht (2022) e Lisboa-Oeiras-Cascais (2024).
A esta internacionalização, junta-se a já anunciada partida oficial do Mónaco em 2026.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.