Vuelta a Espanha 2025 | Etapa 5 | João Almeida aproxima-se da liderança
A UAE Emirates-XRG de João Almeida e Ivo Oliveira foi a melhor equipa no contrarrelógio coletivo da etapa 5. Vingegaard é o novo líder da prova, mas com a diferença reduzida para oito segundos, antes da entrada na alta montanha.
A quinta etapa da Vuelta a Espanha apresentou um contrarrelógio por equipas de 24 km em Figueres na Catalunha.
Depois de várias etapas destinadas aos homens mais rápidos, este foi o primeiro de três dias com a classificação geral em jogo, num verdadeiro esforço coletivo.

Ler mais | Vuelta a Espanha 2025 – Percurso, mapas, startlist e dorsais
Lidl-Trek faz tempo de referência
Apesar de ainda não ter conseguido vencer nesta edição da Vuelta a Espanha, a Lidl-Trek tem sido uma das equipas com mais presença na prova e mostrou hoje mais uma vez a sua força coletiva.
Sendo a sétima equipa a ir para a estrada, a Lidl-Trek saiu a voar e passou em primeiro, à altura, nos dois pontos intermédios, acabando por fazer o melhor tempo quando cortaram a meta com 25’35.

Protesto atrasa Israel – Premier Tech
No início do seu contrarrelógio, a Israel – Premier Tech foi alvo de um protesto pró-palestina, que obrigou a um abrandar dos corredores, havendo mesmo ciclistas a ter de pôr o pé no chão.
Os manifestantes cortaram a estrada prejudicando a prestação da equipa e pondo em causa a segurança dos ciclistas que, apesar do tempo perdido, seguiram a sua prestação sem mais prejuízos.
Primeiro duelo Visma LAB x UAE Emirates-XRG
Quando a Visma LAB e a Emirates XRG, duas das favoritas ao dia de hoje saíram para a estrada, a Lidl-Trek ainda liderava o contrarrelógio.
A equipa de João Almeida fez praticamente o mesmo tempo que a INEOS Grenadiers no primeiro ponto intermédio, ganhando três segundos à Visma LAB.
Na passagem do segundo ponto intermédio a UAE Emirates-XRG ganhava já 13 segundos à equipa de Vingegaard.

UAE Emirates-XRG vence contrarrelógio
Quando terminou o esforço coletivo, a UAE Emirates-XRG bateu o melhor tempo pertencente à Lidl-Trek, fazendo os 24 km em 25’26.
Nesta altura faltavam terminar a Visma LAB e a Groupama-FDJ do líder David Gaudu.
A equipa de Vingegaard fez mais sete segundos que a Emirates mas menos 18 que a Groupama-FDJ, fazendo de Vingegaard o novo líder da prova.
Com este resultado João Almeida e Juan Ayuso aproximam-se da liderança da prova, antes da entrada da Vuelta na alta montanha.

Vídeo-resumo da etapa
Top 10 da etapa
| Posição | Equipa | Diferença | Tempo | Média |
| 1 | UAE Team Emirates – XRG | 25.26,25 | 56.8 | |
| 2 | Team Visma | Lease a Bike | 0.07,97 | 25.34,22 | 56.5 |
| 3 | Lidl – Trek | 0.09,17 | 25.35,42 | 56.6 |
| 4 | Red Bull – BORA – hansgrohe | 0.12,46 | 25.38,71 | 56.4 |
| 5 | INEOS Grenadiers | 0.16,40 | 25.42,65 | 56.4 |
| 6 | Movistar Team | 0.17,29 | 25.43,54 | 56.3 |
| 7 | Decathlon AG2R La Mondiale Team | 0.17,62 | 25.43,87 | 56.3 |
| 8 | Q36.5 Pro Cycling Team | 0.22,58 | 25.48,83 | 56.1 |
| 9 | Groupama – FDJ | 0.25,21 | 25.51,46 | 55.9 |
| 10 | Lotto | 0.27,14 | 25.53,39 | 56 |
Top 10 classificação geral
| Posição | Ciclista | Equipa | Tempo |
| 1 | Vingegaard Jonas | Team Visma | Lease a Bike | 16:11:24 |
| 2 | Ayuso Juan | UAE Team Emirates – XRG | 0:08 |
| 3 | Almeida João | UAE Team Emirates – XRG | ,, |
| 4 | Soler Marc | UAE Team Emirates – XRG | ,, |
| 5 | Ciccone Giulio | Lidl – Trek | 0:09 |
| 6 | Gaudu David | Groupama – FDJ | 0:16 |
| 7 | Jorgenson Matteo | Team Visma | Lease a Bike | ,, |
| 8 | Hindley Jai | Red Bull – BORA – hansgrohe | 0:20 |
| 9 | Pellizzari Giulio | Red Bull – BORA – hansgrohe | ,, |
| 10 | Bernal Egan | INEOS Grenadiers | 0:22 |
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , “X” , e Facebook.