Volta ao Algarve, etapa 5 – Pogacar, de 20 anos de idade, vence a prova Algarvia.

Zdenek Stybar (Deceuninck-Quick Step), à terceira vez conseguiu vencer a etapa com final no alto do Malhão e Tadej Pogacar vence a Volta ao Algarve 2019.

Tadej Pogacar (ciclista da UAE-Emirates) de apenas 20 anos e estreante no World Tour, deixa este “cartão de visita” ao ciclismo mundial, quando tanto se fala de Renco Evenepoel (também de grande valor), o ciclista esloveno vence numa das suas primeiras corridas como ciclista World Tour.

Assumiu a liderança com a vitória da etapa 2, no alto da Fóia, segurou a camisola no contrarrelógio, não acusou pressão e manteve-se líder até ao fim.

As declarações de Tadej Pogacar:
“A equipa fez tudo o que pôde para tentar defender a camisola amarela. Agradeço à equipa, estou muito orgulhoso.”
Tadej Pogacar
“Hoje surgiram muitos ataques no final, mas os meus colegas de equipa fizeram um grande trabalho, a puxar na frente o dia todo. Disse a mim mesmo que não podia desapontá-los no final.”
Tadej Pogacar
“Agora, tenho de “fazer reset”, voltar a pensar no trabalho e nos treinos, e concentrar-me noutros objectivos. (Do resto da temporada).”
Tadej Pogacar
Zdenek Stybar (Deceuninck-Quick Step) venceu hoje a 5ª. e última etapa, após tentativas falhadas noutros anos nesta subida, hoje o ciclista checo, que apesar de não ser um trepador, conseguiu a vitória de etapa.

As declarações de Stybar
“Tradicionalmente, é uma grande subida e muito difícil. É o terceiro ano seguido em que ataco. Nos outros dois apanharam-me, mas desta foi ótimo poder levar até ao fim.”
Zdenek Stybar
“Tínhamos de apoiar o Enric Mas, porque este final assenta-lhe bem, mas hoje foi perfeito, com o Tim Declerq na fuga, e disse-lhe por rádio para ele acreditar nele. Depois, senti a oportunidade de atacar com outros, e sei que aqui é muito difícil perseguir, e no final foi tudo ou nada.”
Zdenek Stybar
Dois portugueses no TOP 10

Numa corrida com a participação de alguns dos melhores ciclistas do mundo, dois portugueses ficaram no TOP 10 da classificação geral individual, Amaro Antunes (CCC), e João Rodrigues (W52-FC Porto).

As declarações de Amaro Antunes (CCC):
“Quis fazer a diferença, tive de atacar de longe porque vinham corredores isolados. Quis dignificar as cores da equipa. Mostrámos que queríamos um bom resultado.”
Amaro Antunes
“Mais uma vez, quando arranquei, quem salta para me apanhar são portugueses. A um estrangeiro, se calhar, ninguém saltaria. O ciclismo é assim, e eu estou cá, quando o terreno inclina, para dignificar a equipa.”
Amaro Antunes
Vídeo resumo da 5.ª e última etapa aqui.
As classificações completas aqui.
Fica atento, amanhã publicaremos artigo com as fotografias das bicicletas, das equipas e curiosidades que “caçámos” durante estes dias de Volta ao Algarve.
No nosso canal Youtube encontras entrevista ao director da EFAPEL, Américo Silva, e outros vídeos curiosos que fizemos nesta edição da Volta ao Algarve. Subscreve o nosso canal aqui.
Por: Luís Beltrão
No Comment