Volta ao Algarve – Etapa 1: Barracada em Lagos (vídeo)

Saiu para a estrada esta quarta feira, dia 19 de fevereiro, a Volta ao Algarve, numa tirada que ligou Portimão a Lagos.
Na chegada, um dos sprints mais caricatos dos últimos tempos marcou a etapa. Mais de meio pelotão virou e acabou por fazer a reta da meta… do lado dos espetadores. Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) foi dos poucos que não se enganou, e cruzou a linha em primeiro lugar. Pouco depois, a organização anunciava o cancelamento da etapa.
Ler mais | Volta ao Algarve com pelotão de luxo – Guia das etapa e equipas

Desenrolar da etapa na Volta ao Algarve
Um dia calmo no Algarve, para abrir as hostes. A fuga do dia foi lançada cedo, e os protagonistas foram portugueses: Francisco Campos e Carlos Miguel Salgueiro (APHotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Noah Campos (GI Group Holding – Simoldes – UDO), Diogo Narciso (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Nicolás Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé), Gonaçalo Oliveira (Anicolor / Tien 21) e Cesar de Paula (FEIRENSE – BEECELER) constituíram a primeira movimentação.
O pelotão com força WolrdTour que por estes dias corre no Algarve nunca deu muita margem à fuga, e foi controlando de longe. Carlos Miguel Salgueiro foi o último resistente a ser apanhado, a cerca de 25 km do fim da corrida.

A Chegada
A partir do momento em que a fuga foi apanhada, as equipas começaram a preparar os comboios para a chegada rápida na cidade de Lagos.
Na aproximação à reta da meta, não houve ataques e a primeira etapa da Volta ao Algarve parecia ir decidir-se num sprint com todo o grupo.
Mas eis que, na entrada dos derradeiros metros da etapa, uma imagem caricata a que raramente assistimos: uma grande parte do pelotão ter-se-á enganado no caminho certo, acabando por entrar na linha da meta… do lado dos espetadores.
Foram poucos os ciclistas que acertaram no lado onde, de facto, estava a meta. Sendo assim, o primeiro a passar a linha de meta (do lado certo) foi Filippo Ganna. O italiano foi, para todos os efeitos, o vencedor da etapa, mas apenas por alguns minutos: pouco depois de todo o incidente, a organização da Volta ao Algarve decidiu-se pelo cancelamento da primeira tirada da competição.

Continuamos, então, à espera dos primeiros resultados oficiais da Volta ao Algarve, com a confirmação de que teremos de esperar até ao fim da segunda etapa pelo primeiro vencedor e líder da presente edição da Algarvia.
Créditos da fotografia de destaque: Igor Martins