Volta a Portugal será organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo
Ao contrário do habitual, em que a Volta a Portugal é organizada por uma empresa (a Podium), este ano a Volta a Portugal será organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
A prova terá formato um pouco diferente do habitual, mas de acordo com o comunicado da Federação a prova vai para a estrada entre 27 de Setembro a 5 de Outubro.
“A edição de 2020 da Volta a Portugal em Bicicleta vai realizar-se de 27 de setembro a 5 de outubro, sendo organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Diz o comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo
A edição tradicional da Volta, enquanto grande festa popular de agosto, com 12 dias de duração, não se realizou, devido à pandemia.
A Federação Portuguesa de Ciclismo entendeu, no entanto, que a Volta a Portugal é essencial para o futuro do ciclismo profissional no país, tendo decidido organizar uma edição adaptada às circunstâncias especiais em que vivemos.
A corrida será composta por um prólogo e oito etapas, tendo as principais características de um grande evento de ciclismo: interesse desportivo, forte impacto mediático, capacidade de dinamizar a economia do país e de divulgar o território e garantia de retorno para o investimento dos patrocinadores da corrida e das equipas participantes.
Depois de a iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo ter obtido um excelente acolhimento das câmaras municipais contactadas para integrarem o itinerário, decorrem com normalidade os trabalhos para a organização da prova.
Oportunamente serão comunicados os detalhes desta Volta a Portugal, que, em 2020, pretende ser especial e inspiradora, um símbolo de um país que supera adversidades para celebrar a vida através do desporto.”
Após uma alteração de datas e um novo adiamento, parece que será de vez a confirmação da prova mas num contexto como o actual, até lá tudo pode acontecer, esperemos para bem do ciclismo no nosso país que a prova vá para a estrada nestas datas.
Sobre a envolvente da organização da prova e sobre os anteriores adiamentos, fizemos um Podcast dedicado ao tema no dia 26 de Junho deste ano (acabava de se saber de novo adiamento), no qual analisámos a organização, os acontecimentos e posições de algumas entidades envolvidas na Volta a Portugal.
Partilhamos de novo para quem não ouviu, pois já na altura referimos por um lado a estranheza no silêncio por parte da Podium (habitual organizador), e por outro os esforços da Federação Portuguesa de Ciclismo para que a prova se realizasse.
Sem qualquer informação nem comunicação por parte do antigo organizador continua no ar a questão: Podia este ter feito mais?
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.