Volta a Portugal Etapa 8 – Antevisão

Volta a Portugal Etapa 8 – Antevisão

A oitava etapa da Volta a Portugal termina na habitual cidade de Fafe. O pelotão irá rodar no mítico troço de “sterrato”, no salto do Rally de Fafe. Na última vez que este troço foi ultrapassado, venceu Rui Sousa, mas na última chegada a Fafe, foi Victor Langelloti quem ergueu os braços.

Créditos Imagem: Federação Portuguesa de Ciclismo

O percurso

A partida será dada em Boticas. O pelotão terá de enfrentar a contagem de montanha das Alturas do Barroso (km 15,7) logo depois de ser dado o tiro de partida. Depois os ciclistas terão um terreno ondulante, tendencialmente a descer até à primeira passagem pela meta em Fafe. Pelo caminho irão estar as metas volantes de Salamonde (km 56) e Póvoa de Lanhoso (km 83,9) e a contagem de montanha em Golães (km 110,7). Depois passagem em Fafe os ciclistas começam a subir até entrarem no “sterrato” que os vai levar ao salto mais conhecido do Rally de Portugal. Nesse ponto, irá estar colocada a última contagem de montanha do dia (km 128,2) e o retorno a Fafe será sempre a descer para completar os 146,7 quilómetros da etapa.

Perfil Etapa 8 – Créditos Imagem: Volta a Portugal

Os favoritos

Esta etapa parece ser o dia ideal para uma fuga vingar. A equipa do líder Colin Stussi, não deve ter muito interesse em levar a corrida num ritmo alto, nem em disputar a etapa. Com o aproximar do final da Volta, as forças também já não são as mesmas pelo que será muito complicado alguma equipa tentar controlar.

Assim parece que a fuga tem tudo para disputar etapa e alguns dos ciclistas que irão tentar marcar presença na mesma serão: Luís Gomes e Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO), os homens da Rádio Popular-Paredes-Boavista com destaque para o líder da montanha, César Fonte, Tomas Contte e Daniel Viegas (Aviludo-Louletanto-Loulé concelho), Tiago Antunes e Rafael Silva (Efapel Cycling).

Créditos Imagem: Federação Portuguesa de Ciclismo

A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, a Euskaltel-Euskadi, a Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, a Caja Rural-Seguros Rga a Burgos-BH e a própria Glassdrive-Q8-Anicolor serão equipas que tamém vão querer estar presentes na fuga.

Outra batalha que irá acontecer no dia de hoje será a luta pela classificação por pontos. A equipa de Mortágua tem lutado bastante para voltar a liderar essa classificação e hoje parece ser o dia ideal para revirar as contas a seu favor.

Daniel Babor (Caja Rural-Seguros Rga) líder da classificação dos pontos – Créditos Imagem: Federação Portuguesa de Ciclismo

Pode acompanhar a Volta a Portugal na RTP1 e com as antevisões, resumos e classificações em Topcycling.pt.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Mundiais de Gravel 2024

Mundiais de Gravel 2024

Gravel – Diogo Gonçalves campeão de Portugal

Gravel – Diogo Gonçalves campeão de Portugal

Taça do Mundo de XCO – Ronda 7: Lake Placid

Taça do Mundo de XCO – Ronda 7: Lake Placid

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais