Começam as decisões na Volta a Portugal. A subida à Torre vai ser o primeiro palco da luta pela classificação geral. Espera-se fogo de artifício na ascensão ao ponto mais alto de Portugal continental.
O percurso
A vila de Mação recebe a partida de uma das etapas mais icónicas da Volta a Portugal. Um constante sobe desce espera os ciclistas até à entrada na Covilhã onde a partir daí, é sempre a subir. Uma etapa que não deixa de ser bastante longa, com 184,3 quilómetros. Antes do pelotão enfrentar a única subida de categoria especial serão ultrapassadas as metas volante no Sardoal (km 20,7), em Oleiros (km 85,9) e na Covilhã (km 164,1). Para além da contagem de montanha coincidente com a meta, o percurso terá uma contagem de quarta categoria ao quilómetro 97,1 e uma contagem de terceira ao quilómetros 109,1 em Orvalho.
Os favoritos
Desde logo será bastante interessante saber qual vai ser a composição da fuga. Que equipas e elementos vão estar representados e a partir desse momento como irá ser o desenrolar da etapa.
A Glassdrive/Q8/Anicolor tem o vencedor do ano passado e muito provavelmente, a equipa mais forte em competição. Mauricio Moreira venceu no Alto da Torre em 2022 e tem que ser visto como o maior favorito a voltar a fazê-lo. Frederico Figueiredo é, para muitos, o melhor trepador a correr em Portugal e como tal, um dos favoritos a vencer hoje. Artem Nych e James Whelan são outros dois homens fortes da equipa.
A oposição virá de homens como Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) que sempre faz uma boa etapa no alto da Torre. Na Efapel Cycling Henrique Casemiro e Emanuel Duarte devem ser os homens mais protegidos, mas também Tiago Antunes. Expectativa para ver António Carvalho e Afonso Eulálio da ABTF-Betão-Feirense, assim como Jesus Del Pino e Carlos Oyarzun, da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho. Adrián Bustamante, Luís Gomes e Hélder Gonçalves da Kelly-Simoldes-UDO e Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) são outros dos favoritos.
Nas equipas estrangeiras podemos destacar Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi) e o colombiano Andrés Camilo Ardila da Burgos-BH.
Pode acompanhar a Volta a Portugal na RTP1 e em Topcycling.pt com os resumos, classificações e antevisões diários.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.