A primeira etapa em linha da Volta a Portugal vai ligar Anadia a Ourém. Serão 188,5 quilómetros com três prémios de montanha e três metas volantes pelo interior de Portugal. Espera-se uma chegada ao sprint mas a contagem de terceira categoria em Fátima a 13 quilómetros do fim pode trazer um desfecho diferente.
O percurso
O epicentro do ciclismo em Portugal recebe a partida da primeira jornada em linha da Volta a Portugal. Os ciclistas vão partir do Velódromo de Sangalhos para completarem quase 190 quilómetros. A etapa apesar de não ter grandes dificuldades, é de sobe e desce constante. O pelotão sai de Anadia em direção à Serra do Buçaco (km 23,6) onde está colocado primeiro prémio de montanha. Depois seguem-se as metas volantes de Vila Nova de Poiares (km 49,1), Ferreira do Zêzere (km 124,5) e Tomar (km147,5). Com a entrada nos 30 quilómetros finais as contagens de montanha em Alburitel (km 159,2) e Fátima (km175,5) prometem animar a corrida e podem eliminar alguns dos homens mais rápidos. De referir que há bonificações de 3, 2 e 1 segundos nas metas volantes e 10, 6 e 4 segundos na meta.
Os favoritos
Esta etapa é uma oportunidade para os que ficaram a poucos segundos no prólogo, tentarem chegar à camisola amarela. Com a última dificuldade em Fátima a 13 quilómetros da meta, é expectável que alguns dos sprinters sejam deixados para trás.
Nesse aspeto o favoritismo vai para os ciclistas que sejam rápidos mas que conseguiam superar as dificuldades como Tomas Contte (Aviludo-Louletano), Francisco Campos (Bai-Sicasal-Petro de Luanda), Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO) e Rafael Silva (Efapel Cycling).
Leangel Linarez e João Matias (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua) são dois grandes candidatos a vencer, principalmente o português porque terá mais facilidade em passar as últimas dificuldades que o venezuelano. Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) já venceu por mais que uma vez esta temporada e em caso de sprint massivo, o colombiano é muito rápido.
Nas equipas estrangeiras Miguel Ángel Fernández (Burgos-BH), Antonio Soto (Euskaltel-Euskadi),Yanne Dorenbos (Kern-Pharma), Daniel Babor (Caja Rural-Seguros Rga) e Léo Bouvier (Bike-Aid) serão os homens a ter em conta.
Pode acompanhar a corrida a partir de amanhã na RTP1 e aqui, no Topcycling.pt com as antevisões e os resumos diários.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.