Começou esta quinta-feira a Volta a Portugal do Futuro. Na primeira etapa o pelotão saiu de Pombal e dirigiu-se para Aveiro, numa tirada de 126.9 quilómetros, com três metas volantes e um prémio montanha.

João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) é o primeiro líder da corrida, após conquistar a vitória na etapa inaugural da competição.
O jovem português revelou sangue-frio e capacidade de finalização para se impor diante de Diogo Pinto (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), que cortou a meta no segundo posto, e Adam Sterjcek (Cortizo), que fechou o pódio do dia. A frente da corrida ficou ainda composta por Presley Evans (Cortizo), Pau Rodríguez (Óbidos Cycling Team) e Willem O’Connor (Velo Performance), todos com o mesmo tempo do vencedor.
Com esta vitória, João Martins assume também a liderança da classificação por pontos, enquanto Daniel Jorge (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) destacou-se nas contagens do dia e é o primeiro a envergar a camisola da montanha, enquanto Adam Sterjcek lidera a juventude da Volta a Portugal do Futuro.

Na geral individual, João Martins tem agora uma vantagem de seis segundos sobre Diogo Pinto e de doze segundos face a Sterjcek.
Top 10 da etapa
Pos. | Dorsal | Nome | Equipa | Tempo |
---|---|---|---|---|
1º | 104 | João Martins | RPB | 2:42:16 |
2º | 133 | Diogo Pinto | LAA | m.t. |
3º | 51 | Adam Sterjcek | COR | m.t. |
4º | 53 | Presley Evans | COR | m.t. |
5º | 4 | Pau Rodriguez | OBI | m.t. |
6º | 87 | Willem O’Connor | VEL | m.t. |
7º | 56 | Pablo Bonilla | COR | a 3 seg. |
8º | 5 | Kieran Gordge | OBI | m.t. |
9º | 85 | Toinne Vriezen | VEL | m.t. |
10º | 61 | Sergio Quevedo | RIA | a 7 seg. |
Top 10 classificação geral
Pos. | Dorsal | Nome | Equipa | Tempo |
---|---|---|---|---|
1º | 104 | João Martins | RPB | 2:42:00 |
2º | 133 | Diogo Pinto | LAA | a 6 seg. |
3º | 51 | Adam Sterjcek | COR | a 12 seg. |
4º | 87 | Willem O’Connor | VEL | a 15 seg. |
5º | 53 | Presley Evans | COR | a 16 seg. |
6º | 4 | Pau Rodriguez | OBI | m.t. |
7º | 56 | Pablo Bonilla | COR | m.t. |
8º | 5 | Kieran Gordge | OBI | a 18 seg. |
9º | 85 | Toinne Vriezen | VEL | a 19 seg. |
10º | 61 | Sergio Quevedo | RIA | a 23 seg. |
A segunda etapa da competição arranca esta sexta-feira, em Águeda. Uma jornada exigente de 124,8 quilómetros até à Serra de São Macário, em São Pedro do Sul. O percurso inclui três metas volantes e quatro contagens de montanha.
Créditos da imagem de capa: Podium Events