Volta a Portugal 2021 – Resumo da etapa 8

Volta a Portugal 2021 – Resumo da etapa 8

A três dias do final da Volta a Portugal 2021, a etapa 8 foi o primeiro de 3 dias decisivos na luta pela classificação geral. Uma etapa de 160,7 quilómetros entre Bragança a Montalegre, com várias contagens de montanha e com um final em alto numa primeira categoria, na dureza da Serra do Larouco.

Antes do Larouco, os ciclistas tiveram a subida de Torneiros (119,3 quilómetros) – primeira categoria – com a de Bolideira (74,3) – segunda – a iniciar a sequência de ascensões que poderiam ajudar a definir a classificação geral da 82ª Volta a Portugal Santander.

A fuga do dia formou-se com Kenny Molly (Bingoal Pauwels Sauces WB), Juan Lopez-Cozar e Isaac Canton (Burgos-BH), Kyle Murphy (Rally Cycling), Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), Carlos Oyarzún (Louletano-Loulé Concelho), Rafael Silva (Antarte-Feirense), Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO), Tomas Contte e Roniel Campos, ambos do Louletano-Loulé Concelho, e Hector Carretero (Movistar).

O pelotão, comandado pela Efapel, deixou os fugitivos a uma distância perto dos cinco minutos. Na subida de Torneiros, a cerca de 45 quilómetros da meta, a W52-FC Porto passou para a frente do pelotão, endurecendo o ritmo. A vantagem dos fugitivos foi caindo e o trabalho da equipa portista destruiu o pelotão.

A subida de Torneiros deixou o grupo dos favoritos reduzido a Amaro Antunes, Joni Brandão e João Rodrigues (W52-FC Porto), Frederico Figueiredo, Maurico Moreira e António Carvalho (Efapel), Abner González (Movistar Team), Alejandro Marque e Álvaro Trueba (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel).

João Rodrigues, num trabalho impressionante, levou o grupo desde Torneiros até aos últimos 3 quilómetros.

Entre os homens da fuga, destaque para Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), que se isolou em Torneiros e tentou seguir a solo, mas acabaria por ser alcançado novamente.

Quem acabaria por fazer a diferença entre os homens da fuga foi o novamente o estadunidense Kyle Murphy, que atacou nos últimos 4 quilómetros e venceu a sua segunda etapa nesta Volta a Portugal (terceira para a Rally Cycling) isolado. Nunca tinha vencido na carreira, leva duas vitórias na Volta a Portugal 2021. José Félix Parra  foi o segundo, a 13 segundos, e Henrique Casimiro foi o terceiro, a 25 segundos.

Entre os favoritos quando chegou a hora das decisões, o primeiro a ceder foi Alejandro Marque (Atum General Tavira – Maria Nova Hotel), enquanto Joni Brandão entrou ao trabalho levando Amaro Antunes, sempre seguidos por Frederico Figueiredo e Maurício Moreira, enquanto António Carvalho evidenciou algumas dificuldades e ceder também.

Nos metros finais, com menor inclinação Maurício Moreira disparou como tem sido costume a ganhou tempo à concorrência, quatro segundos a Joni Brandão e seis a Amaro Antunes.

A W52 Fc-Porto consegue o objectivo de chegar à camisola amarela, que passa de Rafael Reis para o de Amaro Antnes, mas tudo está em aberto, com Alejandro Marque a 14 segundos, Frederico Figueiredo a 18 e Maurício Moreira a 50.

Tendo em conta as características de cada um dos ciclistas no contrarrelógio, a W52-Fc-Porto terá que distanciar mais Alejandro Marque e Maurício Moreira para seguir para o ultimo dia com maior segurança se quer vencer a Volta a Portugal, pelo que se prevê uma grande etapa amanhã com final mítico na Sra. da Graça.

TOP 10 da etapa

POS.NOMEEQUIPATEMPO
1MURPHY KyleRLY4:12:06
2PARRA Jose FelixEKPa 13
3CASIMIRO HenriqueKSUa 25
4GONÇALVES GasparTAVa 54
5MORENO AdriaBBHa 58
6MOREIRA MauricioEFPa 1:10
7SALGUEIRO CarlosLAA   m.t.
8BRANDÃO JóniW52a 1:14
9FIGUEIREDO FredericoEFP   m.t.
10ANTUNES AmaroW52a 1:16

TOP 10 classificação geral após etapa 8

POS.NOMEEQUIPATEMPO
1ANTUNES AmaroW5235:25:41
2MARQUE AlejandroATMa 14
3FIGUEIREDO FredericoEFPa 18
4MOREIRA MauricioEFPa 50
5CASIMIRO HenriqueKSUa 57
6BRANDÃO JóniW52a 58
7PARRA Jose FelixEKPa 1:52
8GONZALEZ AbnerMOVa 1:53
9CARVALHO AntónioEFPa 2:15
10ANTUNES TiagoTAVa 2:33

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual feminina

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual feminina

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual

João Almeida venceu a Volta ao Luxemburgo

João Almeida venceu a Volta ao Luxemburgo

Campeonatos do Mundo de ciclismo de estrada

Campeonatos do Mundo de ciclismo de estrada

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos