Volta a Portugal 2021 – Resumo da etapa 8

Volta a Portugal 2021 – Resumo da etapa 8

A três dias do final da Volta a Portugal 2021, a etapa 8 foi o primeiro de 3 dias decisivos na luta pela classificação geral. Uma etapa de 160,7 quilómetros entre Bragança a Montalegre, com várias contagens de montanha e com um final em alto numa primeira categoria, na dureza da Serra do Larouco.

Antes do Larouco, os ciclistas tiveram a subida de Torneiros (119,3 quilómetros) – primeira categoria – com a de Bolideira (74,3) – segunda – a iniciar a sequência de ascensões que poderiam ajudar a definir a classificação geral da 82ª Volta a Portugal Santander.

A fuga do dia formou-se com Kenny Molly (Bingoal Pauwels Sauces WB), Juan Lopez-Cozar e Isaac Canton (Burgos-BH), Kyle Murphy (Rally Cycling), Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), Carlos Oyarzún (Louletano-Loulé Concelho), Rafael Silva (Antarte-Feirense), Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO), Tomas Contte e Roniel Campos, ambos do Louletano-Loulé Concelho, e Hector Carretero (Movistar).

O pelotão, comandado pela Efapel, deixou os fugitivos a uma distância perto dos cinco minutos. Na subida de Torneiros, a cerca de 45 quilómetros da meta, a W52-FC Porto passou para a frente do pelotão, endurecendo o ritmo. A vantagem dos fugitivos foi caindo e o trabalho da equipa portista destruiu o pelotão.

A subida de Torneiros deixou o grupo dos favoritos reduzido a Amaro Antunes, Joni Brandão e João Rodrigues (W52-FC Porto), Frederico Figueiredo, Maurico Moreira e António Carvalho (Efapel), Abner González (Movistar Team), Alejandro Marque e Álvaro Trueba (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel).

João Rodrigues, num trabalho impressionante, levou o grupo desde Torneiros até aos últimos 3 quilómetros.

Entre os homens da fuga, destaque para Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), que se isolou em Torneiros e tentou seguir a solo, mas acabaria por ser alcançado novamente.

Quem acabaria por fazer a diferença entre os homens da fuga foi o novamente o estadunidense Kyle Murphy, que atacou nos últimos 4 quilómetros e venceu a sua segunda etapa nesta Volta a Portugal (terceira para a Rally Cycling) isolado. Nunca tinha vencido na carreira, leva duas vitórias na Volta a Portugal 2021. José Félix Parra  foi o segundo, a 13 segundos, e Henrique Casimiro foi o terceiro, a 25 segundos.

Entre os favoritos quando chegou a hora das decisões, o primeiro a ceder foi Alejandro Marque (Atum General Tavira – Maria Nova Hotel), enquanto Joni Brandão entrou ao trabalho levando Amaro Antunes, sempre seguidos por Frederico Figueiredo e Maurício Moreira, enquanto António Carvalho evidenciou algumas dificuldades e ceder também.

Nos metros finais, com menor inclinação Maurício Moreira disparou como tem sido costume a ganhou tempo à concorrência, quatro segundos a Joni Brandão e seis a Amaro Antunes.

A W52 Fc-Porto consegue o objectivo de chegar à camisola amarela, que passa de Rafael Reis para o de Amaro Antnes, mas tudo está em aberto, com Alejandro Marque a 14 segundos, Frederico Figueiredo a 18 e Maurício Moreira a 50.

Tendo em conta as características de cada um dos ciclistas no contrarrelógio, a W52-Fc-Porto terá que distanciar mais Alejandro Marque e Maurício Moreira para seguir para o ultimo dia com maior segurança se quer vencer a Volta a Portugal, pelo que se prevê uma grande etapa amanhã com final mítico na Sra. da Graça.

TOP 10 da etapa

POS.NOMEEQUIPATEMPO
1MURPHY KyleRLY4:12:06
2PARRA Jose FelixEKPa 13
3CASIMIRO HenriqueKSUa 25
4GONÇALVES GasparTAVa 54
5MORENO AdriaBBHa 58
6MOREIRA MauricioEFPa 1:10
7SALGUEIRO CarlosLAA   m.t.
8BRANDÃO JóniW52a 1:14
9FIGUEIREDO FredericoEFP   m.t.
10ANTUNES AmaroW52a 1:16

TOP 10 classificação geral após etapa 8

POS.NOMEEQUIPATEMPO
1ANTUNES AmaroW5235:25:41
2MARQUE AlejandroATMa 14
3FIGUEIREDO FredericoEFPa 18
4MOREIRA MauricioEFPa 50
5CASIMIRO HenriqueKSUa 57
6BRANDÃO JóniW52a 58
7PARRA Jose FelixEKPa 1:52
8GONZALEZ AbnerMOVa 1:53
9CARVALHO AntónioEFPa 2:15
10ANTUNES TiagoTAVa 2:33

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Girmay campeão mundial? “Se puder ganho já este ano”

Girmay campeão mundial? “Se puder ganho já este ano”

Ciclismo no Eurosport em Fevereiro

Ciclismo no Eurosport em Fevereiro

Ciclocrosse – 14.ª prova da Taça do Mundo | Besançon

Ciclocrosse – 14.ª prova da Taça do Mundo | Besançon

Peter Sagan anuncia final de carreira

Peter Sagan anuncia final de carreira

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos