Volta a Espanha – João Almeida mostra os dentes na 9.ª etapa

Volta a Espanha – João Almeida mostra os dentes na 9.ª etapa

Lennard Kämna (BORA hansgrohe) venceu hoje a nona etapa da 78.ª edição da Volta a Espanha, num dia em que João Almeida foi o destaque entre os favoritos, ao efetuar um ataque bem-sucedido, que lhe permitiu ganhar alguns segundos à concorrência direta.

Centrando atenções nas contas do dia, Kämna de 26 anos foi o mais rápido a completar os 184,5 quilómetros da ligação entre Cartagena e Collado de la Cruz de Caravaca, com o registo de 04:28.59 horas, isto numa etapa em que os tempos da geral foram marcados a 2,5 quilómetros da meta, devido às más condições do piso, com origem no mau tempo que se fez sentir durante a etapa.

O ciclista alemão integrou a fuga do dia, que se revelou vitoriosa, com o ciclista da BORA hansgrohe a vencer a etapa, cruzando a linha da meta isolado, com 13 segundos de vantagem sobre Matteo Sobrero (Jayco-AlUla), e 01.12 minutos sobre Chris Hamilton (dsm-firmenich), respetivos segundo e terceiro classificados.

Com a vitória de hoje Lennard Kämna entra no notável lote de atletas que já contam com vitórias nas três principais voltas do calendário internacional.

Kuss continua de vermelho

No que diz respeito ao pódio da geral, os lugares continuam ocupados pelos mesmos elementos, com Sepp Kuss (Jumbo-Visma) a continuar a vestir de vermelho, com 43 segundos de vantagem sobre o vice-líder Marc Soler (UAE Emirates) e 1.02 minutos sobre Lenny Martinez (Groupama-FDJ), terceiro classificado.

João Almeida atacou e subiu ao top 10 da geral

João Almeida foi o grande destaque do dia entre o lote de favoritos à vitória final, num dia em que contrariamente ao que é habitual, atacou e bem.

O ciclista português da UAE Emirates atacou, e bem, na fase final da etapa, em que apenas contou com a companhia de Aleksandr Vlasov (BORA hansgrohe), conseguindo assim ganhar alguns segundos à concorrência direta.

João Almeida conseguiu ganhar 5 segundos a Primoz Roglic (Jumbo-Visma), e ainda 7 segundos a Enric Mas (Movistar), e ao companheiro de equipa, Juan Ayuso, a Remco Evenepoel (Soudal) e ainda a Jonas Vingegaard (Jumbo), subindo assim ao top 10 da geral, a 2,55 minutos do líder.

Vídeo resumo

Top 10 etapa

POSNOMETEMPO
01KÄMNA Lennard BORA-hansgrohe04:28:59
02SOBRERO Matteo Team Jayco-AlUla+ 13
03HAMILTON Chris Team dsm-firmenich+ 01:12
04GEBREIGZABHIER Amanuel Lidl-Trek+ 01:00
05BARRENETXEA Jon Caja Rural-Seguros RGA+ 01:37
06FERNANDEZ Ruben Cofidis+ 01:37
07CAICEDO Jonathan EF Education-EasyPost+ 02:11
08NAVARRO Daniel Burgos-BH+ 02:41
09MAS Enric Movistar Team+ 03:18
10VLASOV Aleksandr BORA-hansgrohe+ 03:11

Top 10 classificação geral

POS NOME – EQUIPATEMPO
01KUSS Sepp Jumbo-Visma35:23:30
02SOLER Marc UAE Team Emirates+ 43
03MARTINEZ Lenny Groupama-FDJ+ 01:02
04EVENEPOEL Remco Soudal Quick-Step+ 02:24
05LANDA Mikel Bahrain Victorious+ 02:29
06ROGLIC Primoz Jumbo-Visma+ 02:29
07VINGEGAARD Jonas Jumbo-Visma+ 02:35
08MAS Enric Movistar Team+ 02:35
09AYUSO Juan UAE Team Emirates+ 02:45
10ALMEIDA Joao UAE Team Emirates+ 02:55

Dia de descanso a anteceder o contrarrelógio individual

Esta segunda-feira é dia de descanso para o pelotão da 78.ª edição da Volta a Espanha, o primeiro, depois de nove etapas bem disputadas, algumas delas marcadas pelas condições meteorológicas adversas, situação que aumentou a dificuldade e o cansaço para os ciclistas.

Para terça-feira, dia de regresso à competição, a 10.ª etapa reserva ao pelotão um contrarrelógio individual que promete algumas mexidas no topo da classificação geral.

Por: Nelson Ferreira

Classificações completas disponíveis aqui.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Seis destaques da Volta a Portugal do Futuro

Seis destaques da Volta a Portugal do Futuro

Bruno Pires já ganha com a Tudor

Bruno Pires já ganha com a Tudor

Evenepoel e Roglic no Dauphiné

Evenepoel e Roglic no Dauphiné

Rui Oliveira fez a festa com Tadej Pogacar no Giro

Rui Oliveira fez a festa com Tadej Pogacar no Giro

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais