No seguimento da nossa notícia de ontem e após a apresentação oficial hoje pelas 19:00 (hora portuguesa), confirma-se, a Volta a Espanha 2020 terá duas etapas em Portugal.
Vê o trajecto da Volta a Espanha 2020 em vídeo
Relativamente à nossa notícia de ontem, não se confirma a passagem da etapa 19 no alto da Torre, e é por isso que só hoje colocamos no título da notícia “confirmado”, porque a apresentação oficial só foi hoje.
As duas etapas em Portugal são como escrevemos ontem a etapa 18 e 19, sendo que a etapa 18 inicia em Mos (Espanha) e termina em Matosinhos, no dia 3 de Setembro de 2020.
A Etapa 19, terá início em Viseu no dia 4 de Setembro e terminará em Ciudad Rodrigo, passando pelo alto da Guarda.
O presidente da câmara de Viseu, Almeida Henriques revelou à TSF que a presença da prova em Portugal é fruto de uma parceria entre Viseu e o Turismo do Centro.
Almeida Henriques fala de uma data histórica para o município,
“é histórico. É importante pela ligação que Viseu tem ao ciclismo, mas também pela promoção da região no mercado espanhol. Viseu está ligado à Volta a Portugal desde o início e, a partir de agora, passa estar também ligado à Vuelta.”
disse Almeida Henriques à TSF
Recordar que em 1997 esta prova começou em Lisboa, atravessou o Alentejo e o Algarve, antes de entrar em território espanhol.
Confirma-se também que esta edição da Volta Espanha tem as primeiras etapas na Holanda, com partida em Utrecht, e que chega a Espanha na etapa 4, que começa na fronteira de Irún entre França e Espanha.
Destaques
O contra-relógio por equipas na abertura (sexta-feira 14 de Agosto), é de 23,3 quilómetros que podem ser suficientes para estabelecer algumas diferenças importantes entre os favoritos.
A última chegada em alto da corrida será em “La Covatilla”, na etapa 20, uma etapa com uma 1.ª categoria, três 3.ª categorias e uma 2ª categoria, apenas 24 horas antes da chegada em Madrid, dia que pode ser muito decisivo.
Etapa 9, como se o mítico “Col du Tourmalet” não bastasse, o gigante dos Pirinéus será precedido pela primeira categoria Portalet, a categoria especial Aubisque e a curta subida não classificada do Soulor.
O Angliru na etapa 15, onde Contador terminou em grande a sua carreira em 2017 e onde continua a ser o único ciclista a vencer nesta subida por duas vezes, também é precedido de outras dificuldades, pelo que esta etapa é propícia a que apareça o mítico HOMEM DA MARRETA!
O contra-relógio individual de Ezaro que abre a terceira semana é outro momento decisivo da Vuelta, o percurso começa por terrenos ondulados na costa noroeste da Galiza e finaliza na difícil subida de dois quilómetros até à represa de Ezaro. Os teoricamente especialistas, podem não fazer as diferenças habituais.
Os Sprinters também terão a sua oportunidade, existem sete etapas com perfil mais plano, sendo a última delas na tradicional chegada a Madrid.
Esperamos ansiosamente por 2020, mais de 20 anos depois é histórico, a Vuelta passa em Portugal, e em 2020 o World Tour (escalão máximo do ciclismo mundial) estará em Portugal por duas vezes, primeiro na Volta ao Algarve e depois nestas etapas da Vuelta.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter
Por: Luís Beltrão
Fontes: Organização da Volta a Espanha, e TSF