Unbox e Teste | Specialized S-Works Prevail 3

Unbox e Teste | Specialized S-Works Prevail 3

A Specialized lançou este ano os novos capacetes S-Works Prevail 3 e Evade 3, como noticiámos neste artigo. Alguns meses após o lançamento tivemos oportunidade de testar o novo S-Works Prevail 3.

O S-Works Prevail é um modelo campeão de vendas da marca da Califórnia, quer pela sua versatilidade e conforto, como pela ventilação, tem sido utilizado tanto por ciclistas de BTT, como de Estrada, Gravel, Triatlo ou até de bicicletas urbanas.

Esta é a terceira versão do Prevail, visto a anterior ser praticamente um melhoramento no que respeita à ventilação, tudo o resto era igual. Este á um capacete completamente novo, redesenhado e com novas tecnologias.

Vídeo

Ainda mais ventilação

O Prevail 3 tem claramente maior espaço de entrada de ar graças às enormes aberturas que existem, a questão (e provavelmente o maior desafio da marca) foi manter uma estrutura sólida e segura, num capacete tão aberto.

Air Cage

Além da estrutura EPS – poliuretano expandido – que caracteriza todos os capacetes de ciclismo, a marca desenvolveu uma estrutura utilizando “cabos” em aramida que cruzam o capacete de um lado ao outro e são ancorados em ambos os lados em duas placas de carbono. 

A Specialized apelidou este sistema de “AirCage”, e diz que este design funciona como uma ponte suspensa sob impacto, distribuindo forças localizadas por todo o capacete.

Em teste, a única coisa que podemos sentir é que, como as secções em aramida têm apenas alguns milímetros de espessura, as três aberturas principais são praticamente ininterruptas da frente para trás, e isso proporciona uma óptima ventilação, mesmo a baixa velocidade em subidas longas.

Novo MIPS e sistema Angi

“MIPS” é uma tecnologia e marca registada que podes encontrar em muitos capacetes topo de gama hoje em dia, foi desenvolvida para evitar forças rotacionais no cérebro em caso de impactos angulares.

O casco e o revestimento são separados por uma camada de baixa fricção diminuindo o efeito dos impactos angulares no cérebro.

Para esta terceira geração do Prevail, a marca desenvolveu o MIPS Air Node, uma versão diferente da desenvolvida para o Prevai 2, mas igualmente aligeirada e ventilada.

Sem surpresas, esta nova versão mantém a compatibilidade com o sistema Angi, que é um sistema que se encaixa na parte traseira do capacete, para detecção de acidentes. Em caso de queda é enviada notificação para um contacto, quando o sistema está emparelhado com a aplicação da Specialized.

(Podes ver como funciona o sistema Angi neste vídeo).

Ajuste e conforto

Era difícil melhorar o ajuste do anterior Prevail, que já era muito bom. Na minha opinião, no que respeita ao ajuste não se pode dizer que seja melhor, continua a ser muito bom tal como o anterior, no entanto, em termos de conforto creio que este sistema consegue ser mais confortável que o anterior. Simplesmente não sentimos o capacete na cabeça.

Assim como no anterior também nesta terceira geração do S-Works prevail é possível regular o ângulo do ajuste, por forma a evitar contacto com os óculos, ou no caso da utilização ser feita por senhoras, haver espaço para acondicionar e passar o cabelo nesta zona do capacete.

Em resumo

Apesar de ter um valor algo elevado (talvez este seja o único ponto contra), falamos de um capacete de gama alta, que é leve, com excelente design, segurança e acima de tudo conforto. Não senti qualquer desconforto ou tensão no pescoço e cabeça, mesmo em voltas superiores a 3 horas.

Disponibilidade, cores e preços

Podes ver as cores, preço e restantes características técnicas aqui: https://www.specialized.com/pt/pt/s-works-prevail

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Tiago Ferreira e David Valero juntos na Andalucía Bike Race 2025

Tiago Ferreira e David Valero juntos na Andalucía Bike Race 2025

Classified anuncia nova Pedaleira, Prato e Cassete

Classified anuncia nova Pedaleira, Prato e Cassete

Entrevista António Morgado: “O que fiz ali nunca mais vou fazer”

Entrevista António Morgado: “O que fiz ali nunca mais vou fazer”

Novas regras da UCI entram em rigor em 2025. O que muda? 

Novas regras da UCI entram em rigor em 2025. O que muda? 

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais