Unbox e Teste | Specialized S-Works Prevail 3

Unbox e Teste | Specialized S-Works Prevail 3

A Specialized lançou este ano os novos capacetes S-Works Prevail 3 e Evade 3, como noticiámos neste artigo. Alguns meses após o lançamento tivemos oportunidade de testar o novo S-Works Prevail 3.

O S-Works Prevail é um modelo campeão de vendas da marca da Califórnia, quer pela sua versatilidade e conforto, como pela ventilação, tem sido utilizado tanto por ciclistas de BTT, como de Estrada, Gravel, Triatlo ou até de bicicletas urbanas.

Esta é a terceira versão do Prevail, visto a anterior ser praticamente um melhoramento no que respeita à ventilação, tudo o resto era igual. Este á um capacete completamente novo, redesenhado e com novas tecnologias.

Vídeo

Ainda mais ventilação

O Prevail 3 tem claramente maior espaço de entrada de ar graças às enormes aberturas que existem, a questão (e provavelmente o maior desafio da marca) foi manter uma estrutura sólida e segura, num capacete tão aberto.

Air Cage

Além da estrutura EPS – poliuretano expandido – que caracteriza todos os capacetes de ciclismo, a marca desenvolveu uma estrutura utilizando “cabos” em aramida que cruzam o capacete de um lado ao outro e são ancorados em ambos os lados em duas placas de carbono. 

A Specialized apelidou este sistema de “AirCage”, e diz que este design funciona como uma ponte suspensa sob impacto, distribuindo forças localizadas por todo o capacete.

Em teste, a única coisa que podemos sentir é que, como as secções em aramida têm apenas alguns milímetros de espessura, as três aberturas principais são praticamente ininterruptas da frente para trás, e isso proporciona uma óptima ventilação, mesmo a baixa velocidade em subidas longas.

Novo MIPS e sistema Angi

“MIPS” é uma tecnologia e marca registada que podes encontrar em muitos capacetes topo de gama hoje em dia, foi desenvolvida para evitar forças rotacionais no cérebro em caso de impactos angulares.

O casco e o revestimento são separados por uma camada de baixa fricção diminuindo o efeito dos impactos angulares no cérebro.

Para esta terceira geração do Prevail, a marca desenvolveu o MIPS Air Node, uma versão diferente da desenvolvida para o Prevai 2, mas igualmente aligeirada e ventilada.

Sem surpresas, esta nova versão mantém a compatibilidade com o sistema Angi, que é um sistema que se encaixa na parte traseira do capacete, para detecção de acidentes. Em caso de queda é enviada notificação para um contacto, quando o sistema está emparelhado com a aplicação da Specialized.

(Podes ver como funciona o sistema Angi neste vídeo).

Ajuste e conforto

Era difícil melhorar o ajuste do anterior Prevail, que já era muito bom. Na minha opinião, no que respeita ao ajuste não se pode dizer que seja melhor, continua a ser muito bom tal como o anterior, no entanto, em termos de conforto creio que este sistema consegue ser mais confortável que o anterior. Simplesmente não sentimos o capacete na cabeça.

Assim como no anterior também nesta terceira geração do S-Works prevail é possível regular o ângulo do ajuste, por forma a evitar contacto com os óculos, ou no caso da utilização ser feita por senhoras, haver espaço para acondicionar e passar o cabelo nesta zona do capacete.

Em resumo

Apesar de ter um valor algo elevado (talvez este seja o único ponto contra), falamos de um capacete de gama alta, que é leve, com excelente design, segurança e acima de tudo conforto. Não senti qualquer desconforto ou tensão no pescoço e cabeça, mesmo em voltas superiores a 3 horas.

Disponibilidade, cores e preços

Podes ver as cores, preço e restantes características técnicas aqui: https://www.specialized.com/pt/pt/s-works-prevail

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Trek Domane SLR 7 | Teste

Trek Domane SLR 7 | Teste

Peter Sagan anuncia final de carreira

Peter Sagan anuncia final de carreira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no  Race Nature Albufeira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no Race Nature Albufeira

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos