Como se costuma dizer por cá, “casa roubada, trancas na porta”, após a grave queda ocorrida na volta à Polónia deste ano, da qual saiu gravemente ferido Fabio Jakobsen por embater violentamente nas barreiras de protecção da zona de meta, a UCI prepara novas medidas de segurança nas provas para 2021.

Avança a imprensa internacional, que o organismo máximo do ciclismo mundial pretende fazer uma base de dados dos incidentes e quedas ocorridas durante os principais eventos UCI World Tour dos últimos cinco anos, para orientar de forma mais eficaz as ações a realizar em matéria de segurança de corrida.
Prevenir quedas com supervisão dos percursos, melhorar a segurança nas zonas da meta e controlar o comportamento dos ciclistas a meio da prova são algumas das medidas que a UCI quer introduzir na época de 2021.
Algumas das medidas a aplicar tanto em eventos World Tour como no calendário internacional da UCI deverão ser:
- Criar um departamento próprio para supervisionar a segurança em eventos do calendário internacional.
- Aperfeiçoamento e modernização dos elementos de proteção de obstáculos utilizados no trajeto, bem como a harmonização da sinalização utilizada ao longo das corridas.
- Melhorar a segurança em sectores sensíveis, em particular na zona de chegada, com especial atenção às barreiras na reta final.
- Fortalecer a comunicação com os ciclistas na tomada de decisões importantes, bem como desenvolver um protocolo mais detalhado para a neutralização de eventos.
- Regulamentação mais rígida quanto ao comportamento dos ciclistas em alguns aspetos, como atirar um bidão à estrada ou no meio do pelotão, ou adotar posições de risco na bicicleta, principalmente nas descidas.
- Estabelecer diretrizes mais rígidas para o comportamento de quem conduz as motos e carros dentro da corrida, bem como os pilotos de helicóptero.
- Revisão das normas no que respeita a comportamentos como o atirar lixo e objetos fora das áreas destinadas a esse fim, e sobre a utilização de alguns elementos como os travões de disco ou porta bidões.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.