A quarta edição do UCI Granfondo World Series de Coimbra by Gesfrota alcançou um número recorde de participantes, onde vários portugueses competiram com vista ao Mundial de contrarrelógio e Granfondos que se vai disputar na Dinamarca.
Qualificação para os mundiais de Aalborg
No total foram mais de 300, os contrarrelogistas que sob condições atmosféricas difíceis, procuraram o apuramento para o mundial da especialidade, que decorrerá no próximo mês de agosto em Aalborg.
Num dia em que vários portugueses conseguiram o apuramento direto e percentual para o mundial, a geral masculina foi novamente para o corredor espanhol Francisco Salido (C.D. Novalis). No feminino, a melhor corredora no crono foi a dinamarquesa Line Ostergaard (Supergruppeta Polimark Bike Team).
No domingo, dia 3 de março, já com um clima mais ameno, a corrida em linha contou com atletas de vinte e nove nacionalidades e teve partida e chegada em Montemor-o-Velho, com passagem por Coimbra, Vila Nova de Poiares, Góis, Miranda do Corvo, Penela e Soure.
Mediofondo e Granfondo
O mediofondo teve no menu 106 quilómetros com 956 metros de acumulado de subida). Pelo segundo ano consecutivo, e geral masculina foi para Pedro Mendes (Higirecolhas/ Vulcal CCC). A prova feminina foi ganha por Sofia Gomes (Vesam/Cantanhede) depois do segundo lugar conquistado em 2023.
Na distância mais longa, o granfondo de Coimbra, com 148 kms e 1548 metros de desnível positivo, superiorizou-se ao sprint o belga Jens Moermen (Fellowship of the World Champion). A geral feminina foi conquistada por Susana Lourenço (Vertentability Women Cycling Team).
Nos escalões, destaque para as grandes conquistas portuguesas com a larga maioria dos lugares de pódio a serem preenchidos por corredores portugueses, quer na prova em linha, quer no contrarrelógio do dia anterior.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.