Hoje pelas 10:15 da manhã a UCI emitiu um comunicado no qual informa que todas as provas que estavam programadas até ao final de Abril estão temporariamente canceladas.

Após reunião de ontem com os representantes dos vários sectores do ciclismo de estrada profissional – AIOCC (organizadores), AIGCP (equipas) e CPA (ciclistas) – a Union Cycliste Internationale (UCI) confirma que os princípios foram acordados por unanimidade dos participantes.
“Em primeiro lugar, a UCI indica que, diante da propagação acelerada do vírus, e em consulta com todas as partes interessadas, nenhum evento no Calendário Internacional da UCI será realizado até novo aviso, mas pelo menos até o final de Abril. “
diz o comunicado
Com vista ao futuro, que ainda parece ser muito incerto por enquanto, mas considerando o recomeço da temporada de ciclismo, o organismo máximo do ciclismo mundial informou que será dada a seguinte prioridade:
- a eventos no calendário na data do recomeço;
- no que diz respeito ao calendário masculino, dependendo do espaço disponível e levando em consideração a possibilidade de sobreposição, as três grandes voltas e monumentos do ciclismo.

A UCI informa ainda que a temporada de estrada masculina e feminina pode ser prolongada até 1 de Novembro de 2020.
Estas decisões serão ainda submetidas ao Comité de Gestão da UCI e ao Conselho de Ciclismo Profissional (PCC) para aprovação.
Para disciplinas que não são de estrada, a UCI fará um anúncio detalhado brevemente.

” Como órgão governante do ciclismo mundial, a UCI continua a pedir a solidariedade de todos na comunidade de nosso desporto: atletas, equipas, organizadores, parceiros, media, voluntários e o público.
refere ainda o comunicado.
Com informação nova a sair todos os dias, ninguém ainda sabe o futuro do desporto a curto prazo, que provas vão ser realizadas, em que moldes e quando?
Poderá haver duas grandes voltas a acontecer em simultâneo caso o espaço no calendário seja curto para encaixar o Giro? O comunicado refere “dependendo do espaço disponível e levando em consideração a possibilidade de sobreposição “, ou seja essa possibilidade existe.
Por enquanto perece que Tour ainda está seguro, Jogos Olímpicos também, Vuelta também, mas tendo em conta os últimos desenvolvimentos não há certezas absolutas.
Fonte: UCI
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.