Esta terça-feira, um dia depois do Comitê Olímpico Internacional ter anunciado a interdição oficial de atletas e russos e bielorrussos em competições internacionais, a UCI anuncia medidas contra Rússia e Bielorrússia.
A medida foi tomada depois das forças russas e bielorrussas terem invadido a Ucrânia esta semana, e tornam equipas UCI, seleções nacionais, seleções regionais, assim como comissários, todos suspensos das competições da UCI e, no caso de eventos, suspensos no calendário da UCI.
Entre outras coisas, o comunicado da UCI refere:
À luz da situação, o Comitê de Gestão da UCI tomou por unanimidade as seguintes decisões:
1. As seleções nacionais russas e bielorrussas e/ou seleções nacionais não estão autorizadas a participar em quaisquer eventos do Calendário Internacional da UCI, com efeito imediato.
2. O estatuto de equipa UCI é retirado de todas as equipas de nacionalidade russa ou bielorrussa e a UCI não considerará quaisquer outros pedidos de estatuto UCI de equipas destes dois países. A retirada do estatuto de Equipa UCI diz respeito às seguintes equipas:
- UCI ProTeam Gazprom – RusVelo (RUS)
- UCI Continental Team Vozrozhdenie (RUS)
- Maratona UCI Track Team – Tula Cycling Team (RUS)
- UCI Continental Team CCN Factory Racing (BLR)
- UCI Continental Team Minsk Cycling Club (BLR)
- Equipe Continental Feminina da UCI Minsk Cycling Club (BLR).
3. A UCI retira todos os eventos russos e bielorrussos do Calendário Internacional da UCI 2022 e não considerará nenhum outro pedido de registro. Os seguintes eventos estão relacionados com a retirada do Calendário Internacional da UCI:
- Grand Prix Moscow 1: evento de pista classe 2 (20-21 de maio de 2022)
- Granfondo Moscou: evento UCI Granfondo World Series (21-22 de maio de 2022)
- Grand Prix Moscow 2: evento de pista de categoria 2 (22 de maio de 2022)
- Grande Prêmio de São Petersburgo: evento de pista de categoria 2 (26 a 29 de maio de 2022)
- Cinco Anéis de Moscou: evento de estrada classe 2.2 (8-12 de junho de 2022).
4. Os Campeonatos Nacionais da Rússia e da Bielorrússia também são retirados do Calendário Internacional da UCI.
5. O aparecimento de todos os emblemas, nomes, siglas, bandeiras e hinos ligados à Rússia e à Bielorrússia é proibido em todos os eventos do Calendário Internacional da UCI. As camisolas dos Campeões Nacionais da Rússia e da Bielorrússia estão, portanto, proibidas.
6. Não serão consideradas quaisquer propostas de candidatos russos e bielorrussos para a organização de eventos da UCI.
7. A UCI proíbe os organizadores de eventos do Calendário Internacional da UCI de convidar clubes russos e bielorrussos, equipes regionais ou mistas.
8. A UCI não nomeará Comissários Internacionais Russos ou Bielorrussos para eventos do Calendário Internacional da UCI até novo aviso.
A UCI esclarece ainda que os titulares de licenças da russas e da bielorrussas estão autorizados a participar em eventos do Calendário Internacional da UCI com suas respectivas equipas , desde que estejam inscritos numa equipa UCI que não seja russa nem bielorrussa .
Os ciclistas russos e bielorrussos também podem participar nos eventos do Calendário Internacional da UCI se a inscrição individual for autorizada.
Podes ver o comunicado da UCI completo e original AQUI.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.