O lançamento do novo Shimano XTR era esperado há algum tempo e com enorme expectativa por parte dos utilizadores.
A Shimano decidiu fazer esse lançamento este fim-de-semana, na prova da taça do mundo em Nové Mesto na República Checa, onde tudo foi estudado ao pormenor.
Os seus atletas patrocinados, como Mathiew Van Der Poel ou Jolanda Neff apresentaram-se nos treinos já a utilizar o novo desviador e desde logo foram “caçados” pelos paparazzi. Nós acompanhámos.
O XTR em vídeo, explicado por uma das atletas mais bonitas da modalidade, a campeã do mundo Jolenda Neff.
Simultaneamente, a marca fez um excelente “teaser” pelas redes sociais, que deixou “o mundo” atento à data de lançamento.
https://www.instagram.com/p/BjKTSQzFfit/?hl=pt&taken-by=rideshimano
Na data anunciada o novo XTR foi apresentado ao mundo, e nós damos-te todos os pormenores com base em informação oficial da marca, sendo que de momento ainda não existem preços anunciados.
O que há de novo
O Novo XTR caracteriza-se pela sua inovadora cassete de 12 velocidades com opções de andamentos 10-45D ou 10-51D. Esta era a inovação mais esperada por todos e assim a Shimano responde finalmente à concorrência.

Vem com pinças de travão de 2 ou 4 pistons, e um novo cubo com nova tecnologia MICRO SPINE da Shimano, tal como manetes e pinças de travão redesenhadas que permitem aos pilotos posicionar os controlos, inclui ainda um manipulo XTR de espigão regulável desenhado e posicionado estrategicamente para maior conforto e acção rápida.
Em conjunto, com os novos desenvolvimentos os japoneses conseguiram poupar para cima de 150gr. em peso para o piloto de XC, e acima de 90gr. para pilotos de Enduro com a promessa de comutação mais intuitiva para aprimorar a concentração nos trilhos.
A nova cassete de 12v. ao pormenor
Os desenvolvimentos na transmissão tiveram como ponto de partida, minimizar passagens de mudança, para trazer ao ciclista um melhor ritmo e cadência entre cada passagem de mudança e assim melhorar no final a sua velocidade geral.

O resultado disto , foi a criação de um carreto de 51 dentes, o qual vem com a mesma passagem de 6 dentes como acontece nos últimos 3 carretos (10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51D) de modo a manter a cadência.
O novo XTR apresenta ainda uma nova cassete de 12 velocidades 10-45D (10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45D) para percursos BTT rápidos ou menos íngremes sem alterações drásticas de cadência.
A opção 10-45D ( CSM9100-12) é para atletas de XC que pretendam passagens pequenas de mudança e uma montagem mais leve, 10-51D (CS-M9100-12) desenvolvida para o atleta de trail que se cruza inesperadamente com mais subidas.
3 tipos de materiais numa cassete
Ambas as cassetes usam atraentes e diferentes tipos de metal para diferentes carretos para atingir o melhor equilíbrio entre peso e durabilidade.
Os carretos maiores usam alumínio, os carretos intermédios usam titânio e os mais pequenos usam aço.
Tecnologia do Cubo renovada
Para o encaixe nos sistemas de 12V, a Shimano necessitou reestruturar o design do cepo, adoptando uma nova tecnologia conhecida como “MICRO SPLINE” que permite o encaixe nas suas cassetes.
Além disso houve a introdução da tecnologia “SCYLENCE” nos cubos traseiros da Shimano, que substitui os linguetes tradicionais por um sistema de embraiagem que permite reduzir o atrito enquanto gira, um encaixe mais rápido criando um cubo virtualmente silencioso.
Os cubos da frente estão disponíveis em 100 e 110mm com 15mm de eixo passante, os cubos de trás disponíveis nas opções de 142mm e 148mm ( especificações Boost) com eixo passante de 12mm.
O novo pedaleiro

Para os utilizadores de XC com 1x12V. existirá uma gama alargada de rodas pedaleiras disponíveis desde 30D a 38D, mais leves cerca de 80 gramas.
Os utilizadores de Enduro que optarem por 1x12V podem adicionalmente colocar o sistema de retenção de corrente, e têm ainda a opção do pedaleiro FC-M9120 com maior distância entre cranque para montagem especificas em determinados modelos de quadros.

Os utilizadores que preferem mais combinações de andamentos para maior controlo em todos os tipos de terrenos têm a opção de 2 x12V, pedaleiro FC-M9100/M9120-B2) em 38-28D, que podem utilizar com a cassete 10-45D ideal para corridas mais longas e maior numero de subidas.
Desviadores
No novo XTR existirão 3 opções de mudanças de trás, caixa super longa e caixa longa ou a “RD-M9120-SGS” para pedaleiros duplos.

Todas elas com um design agressivo, compacto, angular e muito lustroso em alumínio adonisado.
Nos sistemas de 1 prato, uma das questões é sempre os ressaltos da corrente.
A marca japonesa concilia o tamanho das roldanas que vão desde os 11D no XTR M9000 para uma maior dimensão 13D, com a mudança traseira de design SHIMANO SHADOW RD+, para melhorar a retenção da corrente e minimizar esse problema.

As mudanças da frente, vão estar disponíveis também em 3 diferentes estilos dependendo do tipo de quadro.
Os novos manípulos
Houve uma preocupação no design dos mesmos, que permita a mais rápida adaptação ao tipo de terreno por onde se pedala.

A criação de um novo sistema de integração denominado pela marca de “I-SPEC EV”, permite instalar em conjunto manete e manipulo.
Permite ainda uma deslocação lateral de 14mm e uma rotação posicional de 60 graus, podendo o utilizador reajustar o posicionamento da mão para melhor ergonomia durante a operação das manetes ou dos manípulos.
Os manípulos transportam algumas das tecnologias da geração anterior, como “RAPIDFIRE plus”, libertação nos 2 sentidos, e multi-libertação.
Novo para é um conversor de 11 para 12 velocidades (SL-M9100-R/-IR) no manipulo traseiro para o utilizador escolher 11v. a quando da montagem de cubo com a falange mais larga.
Para 2x12v. o manipulo da frente tem uma alavanca simples com uma operação muito intuitiva e simplificada, uma única alavanca para colocar e retirar mudanças.
OsTravões
A opção de 2 pistons (BR-M9100) vem com uma manete de XC mais leve com a possibilidade de ajustar o alcance da alavanca de travão.
O travão de 4 pistons (BR-M9120) traz também manetes de travão especificas, com a possibilidade de ajuste do alcance da mão, ajuste “free-stroke” e tecnologia “Servo Wave” para aumentar rapidamente a acção de contacto entre calços e rotor.
Ambas as pinças são produzidas em alumínio, utilizam ambas tubo de travão hidráulico de alta rigidez para obter uma travagem rápida e potente.
Sabemos que a marca japonesa não facilita e quando lança algo novo, vem bom, mas assim que tivermos oportunidade procuraremos testar o novo XTR, no sentido de te dar “feed-back” do comportamento deste no terreno.
Para mais informações consulta o site: www.scvouga.pt
Por: Luís Beltrão