Travão de disco provoca corte em ciclista da Arkéa Samsic e levanta nova polémica

A utilização do travão de disco em provas de ciclismo está praticamente consumada, todas as equipas World Tour utilizam esse tipo de travão, mas continua a gerar debate no pelotão devido ao risco que implica na eventualidade de possíveis quedas (principalmente colectivas, com aglomerado de ciclistas).
O último a sofrer os danos de um disco foi o francês Hugo Hofstetter, que voltou a levantar esta questão através das suas redes sociais.

Hugo Hofstetter caiu durante a quarta etapa do Circuito de Ciclismo La Sarthe, num dia em que a organização teve que encurtar o percurso devido a condições climáticas adversas (por sinal, as condições onde mais se justifica a utilização deste tipo de travões).
A quatro quilómetros do fim houve uma queda, na qual o ciclista da Arkea se viu envolvido, não conseguindo terminar a etapa.
De acordo com a informação da equipa
“ o ciclista sofreu um corte significativo no ouvido, que necessitou de tratamento cirúrgico ”.
Uma lesão que o próprio Hofstetter confirmou alguns dias depois nas suas redes sociais mostrando uma fotografia do seu capacete onde se pode observar o corte no mesmo, provocado por um disco.

Na sua publicação o ciclista escreveu o seguinte:
” UCI, quando haverá proteção para os travões de disco? Isso teria poupado 35 pontos na minha orelha? “
Hugo Hofstetter

O assunto não é novidade, já houve relatos anteriores de lesões causadas por travões de disco em quedas coletivas no pelotão, algumas marcas já desenvolveram protótipos de proteções para os travões de disco das bicicletas de estrada, mas por enquanto a UCI ainda não se pronunciou acerca do tema.

Nós abordámos o assunto dos travões de disco em bicicletas de estrada NESTE ARTIGO, a questão agora já não é utilizar ou não o travão de disco, mas sim a incorporação de protecções para os mesmos.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.