Transferências 2025 | Ciclismo de Estrada

Transferências 2025 | Ciclismo de Estrada

Com o mês de agosto quase a terminar, foram já muitas as transferências confirmadas no ciclismo de estrada, numa altura em que as equipas se procuram reforçar para 2025, último ano do período de três anos onde se decide quem mantém as suas licenças World Tour, ou quem sobe e desce de divisão. 

O mercado de transferências, que abriu a 1 de agosto, já viu algumas estrelas do pelotão internacional mudar de casa, casos como Julian Alaphilippe, Ethan Hayter ou Simon Yates

Ler Mais | Bettiol poderá transferir-se para a Astana a meio da época 

Créditos: Eltoromediadotcom

Transferências confirmadas

Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) – Tudor Pro Cycling Team

Terminou a longa, e por vezes conturbada, parceria do francês com a equipa belga de Patrick Lefevere. O francês abandona a equipa depois de seis vitórias etapas no Tour de France, dois campeonatos do mundo e uma Milano-Sanremo, entre muitas outras vitórias.

Alaphilippe vai abraçar o projeto da Tudor Pro Cycling Team, equipa suíça que pretende dar o passo em frente no pelotão internacional com esta contratação.

A.S.O. Charly Lopez

Marc Hirschi (UAE Team Emirates) – Tudor Pro Cycling Team

Outro dos nomes mais sonantes a mudar de equipa neste período de transferência sai em direção à Tudor Pro Cycling Team. Marc Hirschi, que só em agosto venceu duas clássicas do World Tour, reforça uma equipa à procura de crescer em qualidade e vitórias. 

O suíço termina uma ligação de quatro anos com a equipa de João Almeida e Tadej Pogacar. 

Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) – Soudal Quick-Step

Se a Soudal Quick-Step perdeu Alaphilippe, vai receber um ciclista de renome com perfil semelhante.  

Ethan Hayter, que esteve na estrutura da INEOS Grenadiers desde que se tornou profissional, sai em direção à equipa belga depois de um ano menos conseguido, onde “apenas” venceu os campeonatos nacionais da Grâ-Bretanha.

Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) – Israel – Premier Tech

O cazaque deixa a equipa do Cazaquistão, onde estava desde que a estrutura da Astana se tornou equipa do escalão World Tour. 

Lutsenko, que ganhou etapas na Vuelta e no Tour, sai em direção à Israel – Premier Tech para ser uma possível opção como líder nas grandes corridas. 

Simon Yates (Jayco AlUla) – Visma Lease a Bike

A transferência de Simon Yates é talvez a mais sonante deste período de transferências. Apesar de não ser tão importante como a chegada de Primož Roglič à Bora Hansgrohe no ano passado, a Visma Lease a Bike junta aqui uma peça fundamental para o ataque ao novo domínio das Grandes Voltas em 2025.

Com a chegada de Simon Yates, vencedor da Vuelta em 2018 e com mais de 30 vitórias profissionais, a equipa neerlandesa tem no britânico um excelente apoio na montanha para Jonas Vingegaard.

Depois de assinar contrato por dois anos, a Visma Lease a Bike tem, pelo menos nas duas próximas temporadas Yates, Uijtdebroeks, Jorgenson e Kuss para fazer frente à super equipa da UAE Team Emirates que este ano esteve à partida do Tour.

Jonathan Narváez (Ineos Grenadiers) – UAE Team Emirates

Outro ciclista de renome que se transfere no final da época é Jonathan Narváez. O ciclista equatoriano junta-se à Emirates de Tadej Pogačar e João Almeida e fará parte da equipa pelo menos até ao fim de 2026.

Com a contratação do também classicómano Florian Vermeersch (Lotto Dstny), Narváez poderá fazer parte, quem sabe, do projeto Paris-Roubaix de Pogačar.

Para além disso, quando está em forma Narváez é capaz de grandes resultados, tal como aconteceu este ano na primeira etapa do Giro, que venceu e o fez ser o primeiro camisola rosa.

Apesar da provável mas ainda não confirmada saída da equipa de Marc Hirschi, Narváez pode ser também o substituto ideal encontrado pela UAE Team Emirates.

Créditos: Lapresse

Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) – (Jayco AlUla)

A Jayco AlUla perdeu Simon Yates mas contratou Ben O’Connor, o seu novo líder e um ciclista que poderá encaixar como uma luva na equipa do seu país natal.

Tendo já feito top 5 no Tour de France e Giro d’Itália, Ben O’Connor terá como grande objetivo nos dois anos que assinou pela equipa australiana, fazer pódio numa grande volta.

Para além de lugares cimeiros em classificações gerais, O’Connor é sempre forte possibilidade de vitórias para a equipa em dias de montanha.

Lenny Martinez (Groupama-FDJ) – Bahrain Victorious

A transferência de Lenny Martínez para a Bahrain veio confirmar os rumores que já havia há alguns meses. O ciclista francês tem um potencial enorme é uma excelente aquisição para a Bahrain e uma enorme perda para a Groupama.

Já com 6 vitórias em 2024, todas elas em clássicas de um dia e com apenas 21 anos, Martínez pode continuar a crescer dentro da nova equipa que esperará vitórias e bons resultados que justifiquem os dois milhões (rumor) por temporada durante três anos.

Lenny Martínez, apesar da excelente aptidão para escalar, sofre da mesma maleita de tantos trepadores franceses, o contrarrelógio. O corredor francês deverá também treinar esta especialidade para dar à nova equipa bons resultados em provas por etapas.

Créditos: Kike Abelleira

Ler Mais | Equipa Sabgal-Anicolor rescinde com Mauricio Moreira 

Outras transferências

Laurence Pithie (Groupama – FDJ) – Red Bull – BORA – hansgrohe – o jovem neozelandês vai sair da estrutura francesa para reforçar o bloco de clássicas da equipa de Primoz Roglic. Venceu a sua primeira corrida World Tour este ano na Cadel Evans Great Ocean Road Race. 

Victor Campenaerts (Lotto Dstny) – Team Visma | Lease a Bike – O experiente belga sai para reforçar o bloco da Team Visma | Lease a Bike. Em 2024, ganhou por uma vez, na etapa 18 do Tour de France.

Lennard Kamna (Red Bull – BORA – hansgrohe) – Lidl – Trek – O “caça-etapas” alemão sai da equipa alemã após uma ligação de cinco anos. Vai para a Lidl – Trek com vitórias nas três grandes voltas, mas sem competir desde março e em recuperação de um acidente que teve durante um treino. 

Alex Aranburu (Movistar Team) – Cofidis – Aranburu abandona a equipa espanhola depois de três anos onde conseguiu apenas quatro vitórias. 

Dylan Teuns (Israel-Premier Tech) – Cofidis. Apesar da sua inconsistência, Dylan Teuns já venceu a Flèche Wallone em 2022 e com 14 vitórias profissionais chega à Cofidis com o objetivo de arrecadar pontos UCI que ajudem na manutenção da equipa no World Tour.

Guillaume Martin (Cofidis) – Groupama-FDJ – O ciclista francês chega à Groupama depois de 5 anos na Cofidis. Sempre muito combativo e muito bom na montanha, Guillaume Martin pode ter na elteração de projeto a mudança que precisa para relançar a carreira.

Bob Jungels (Red Bull-Bora-Hansgrohe) – Ineos Grenadiers – Já vencedor de um monumento e com vitórias em grandes voltas, Bob Jungels chega a uma Ineos que continua a perder elementos da equipa técnica. Desta vez foi Dan Bigham que saiu por não concordar com as políticas de performance da equipa.

Albert Withen Philipsen (Tscherning Cycling Academy) – Lidl-Trek – Apesar de ainda não ser um nome muito conhecido, não vai tardar até Albert Philipsen se dar a conhecer ao pelotão internacional já a partir de 2025. O versátil prodígio dinamarquês de apenas 17 anos tem ganho todas as corridas por onde passa e é uma das contratações mais interessantes para as próximas épocas.

Giulio Pellizzari (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) – Red Bull-Bora-Hansgrohe – Depois de uma grande temporada onde se mostrou em grande nível no Giro d’Itália, a Red Bull-Bora-Hansgrohe tem em Pellizzari um dos melhores ciclistas sub-21 da atualidade para os próximos três anos.

Créditos: Fabio Ferrari/Lapresse

Pelotão Feminino

Anna van der Breggen – SD Worx-Protime

Anna van der Breggen é um dos regressos do ano e mais uma aquisição de peso para a SD Worx-Protime depois de deixar de correr pela equipa em 2021.

A ciclista de 34 anos já foi bicampeã mundial e medalha de ouro olímpica e para além disso tem no seu enorme currículo mais de 60 vitórias, contando com umas impressionantes 7 vitórias seguidas (2015-2021) na Flèche Wallone Feminina.

Van der Breggen pode ser a substituta ideal de Lotte Kopecky, que ainda tem o seu futuro indefinido.

Pauline Ferrand-Prévot (Ineos Grenadires) – Visma Lease a Bike

Depois de 5 épocas off-road e da medalha de ouro no XCO feminino em Paris, Pauline Ferrand-Prévot vira agora todas as suas atenções para a estrada onde já foi campeã do mundo em 2014.

A ciclista francesa assinou um contrato por três anos com a Visma Lease a Bike, tendo como grande objetivo vencer a Volta a França Feminina.

Prévot é uma excelente adição ao pelotão feminino internacional, depois de um ano onde a SD Worx-Protime já teve uma maior concorrência. Esta chegada da ciclista de 32 anos vem aumentar ainda mais a competividade dentro do pelotão feminino.

Juliette Labous (DSM-Firmenich PostNL) – FDJ-SUEZ

Uma das ciclistas mais conceituadas do pelotão feminino e vencedora da Volta a Burgos Feminina deixa a DSM-Firmenich PostNL para se juntar a um projeto também ele francês.

Com apenas 25 anos, Labous tem ainda muita margem de progressão para continuar a melhorar a sua versatilidade, uma das suas mais importantes características.

A ciclista francesa tem neste novo projeto a oportunidade de continuar a fazer top 3 nas corridas mais importantes do calendário feminino.

Créditos: Eltoromediadotcom

Outras transferências

Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) – Lidl – Trek – A especialista do contrarrelógio abandona a equipa holandesa depois de quatro épocas em que ganhou por sete vezes. Reforça a Lidl – Trek, que fez várias contratações importantes. 

Anna Henderson (Team Visma | Lease a Bike) – Lidl – Trek – a britânica faz exatamente o mesmo percurso que Markus. Henderson venceu por uma vez este ano e foi medalha de prata no contrarrelógio olímpico. 

Emma Norsgaard (Movistar Team) – Lidl – Trek – A norueguesa foi o terceiro grande nome a fazer a mudança para a Lidl – Trek neste período de transferências. Venceu por doze vezes nos quatros ano de Movistar Team, incluindo uma vitória no Tour de France feminino. 

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Taça do Mundo de Ciclocrosse | 2.ª Ronda – Dublin

Taça do Mundo de Ciclocrosse | 2.ª Ronda – Dublin

UAE Emirates anuncia calendários a 10 de dezembro

UAE Emirates anuncia calendários a 10 de dezembro

Aprovada dedução do IVA para compra de bicicletas

Aprovada dedução do IVA para compra de bicicletas

O método Isidoro aplicado ao ciclismo

O método Isidoro aplicado ao ciclismo

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais