Tour de France – Resumo etapa 15

Tour de France – Resumo etapa 15

Segundo dia nos Pirineus, dia de alta montanha no Tour de France com três subidas de 1.ª categoria e uma de 2.ª categoria, a par do dia do Mont Ventoux era uma das etapas mais duras nesta edição do Tour.

Formaram-se vários grupos na frente da corrida, com muitas equipas presentes e com muitos ciclistas de cada uma presentes, por exemplo a Jumbo-Visma colocou quase toda a equipa na frente da corrida deixando Jonas Vingegaard praticamente sozinho no pelotão, a INEOS tinha dois elementos na frente, entre outros.

A fuga numerosa ganhou muito tempo e entre muitos nomes de qualidade seguiu também o português Rúben Guerreiro, que tentou por várias vezes criar ruptura no grupo, tentando ir para a vitória de etapa mas esteve sempre muito marcado, sem muito espaço por parte dos adversários, ainda assim muitos foram cedendo às duras subidas na região de Andorra mas Rúben Guerreiro acabou por terminar num brilhante 4.º lugar da etapa, a sua melhor classificação uma etapa do Tour de France.

Acabou por ser Sepp Kuss (Jumbo-Visma) a ter o ataque certeiro e matador, que lhe deu a vitória da 15.ª etapa do Tour de France 2021.

Kuss atacou na última subida do dia e fez uma descida rápida e sem qualquer erro, mesmo com a pressão de um fantástico Alejandro Valverde, que terminou a ultima subida atrás de Sepp Kuss e durante toda a descida seguiu o norte-americano em busca da vitória de etapa.

Sepp Kuss tirou proveito do seu conhecimento local (treina naquela zona), e conseguiu a sua primeira vitória no Tour de France, a segunda vitória numa grande volta, depois de já ter conquistado uma vitória na Vuelta em 2018.

No grupo dos favoritos ao TOP 10 da classificação geral houve ataques e contra ataques na ultima subida do dia, desde Richard Carapaz, a Jonas Vingegaard, Rigoberto Urán, Ben O’Connor todos tentaram ganhar tempo para consolidar a sua posição mas nem Tadej Pogacar (líder da geral) nem nenhum dos outros acabou por ceder tempo no final do dia.

Ainda entre os homens do TOP 10, se ontem tinha sido um dia fantástico para Guilhome Martin hoje foi um dia mau, se ontem tinha subido de 9.º para 2.º, hoje desceu de 2.º para 9.º, tendo perdido bastante tempo nas longas descidas da parte final da etapa.

A classificação da montanha sofreu nova alteração de líder, sai Michael Woods assume a liderança Wout Poels, mas tudo é possível na ultima semana, com interesses de Maior Quintana e Wout Van Aert.

A luta pela camisola da montanha, e pelos 2.º e 3º lugares do pódio, (onde há 3 candidatos para 2 lugares) prometem ser as mais interessantes na derradeira semana de corrida.

Amanhã o pelotão goza do segundo e ultimo dia de descanso deste Tour de France.

TOP 10 da etapa

Pos.NomeEquipaTempo
1KUSS SeppTeam Jumbo-Visma5:12:06
2VALVERDE AlejandroMovistar Team0:23
3POELS WoutBahrain – Victorious1:15
4IZAGIRRE IonAstana – Premier Tech1:15
5GUERREIRO RubenEF Education – Nippo1:15
6QUINTANA NairoTeam Arkéa Samsic1:15
7GAUDU DavidGroupama – FDJ1:15
8MARTIN DanIsrael Start-Up Nation1:22
9BONNAMOUR FranckB&B Hotels p/b KTM1:22
10PARET-PEINTRE AurélienAG2R Citroën Team1:22

TOP 10 classificação geral após etapa 15

Pos.NomeEquipaTempo
1POGAČAR TadejUAE-Team Emirates62:07:18
2URÁN RigobertoEF Education – Nippo5:18
3VINGEGAARD JonasTeam Jumbo-Visma5:32
4CARAPAZ RichardINEOS Grenadiers5:33
5O’CONNOR BenAG2R Citroën Team5:58
6KELDERMAN WilcoBORA – hansgrohe6:16
7LUTSENKO AlexeyAstana – Premier Tech7:01
8MAS EnricMovistar Team7:11
9MARTIN GuillaumeCofidis, Solutions Crédits7:58
10BILBAO PelloBahrain – Victorious10:59

Classificações completas AQUI.

Por: Luís Beltrão

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Mercado – As transferências no pelotão World Tour para 2022

Mercado – As transferências no pelotão World Tour para 2022

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual feminina

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual feminina

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual

João Almeida venceu a Volta ao Luxemburgo

João Almeida venceu a Volta ao Luxemburgo

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos