Tour de France | Evenepoel leva segunda vitória consecutiva

Jornada de contrarrelógio individual ao 16º dia de competição no Tour de France, depois do segundo dia de descanso na prova. Remco Evenepoel foi o vencedor da etapa, e Juan Ayuso o maior derrotado
Dia de esforço individual no Tour de France, com o contrarrelógio de 26,1 km entre Évian-les-Bains e Thonon-les-Bains.
Depois do abandono de Jonas Vingegaard (Visma | LAB) no último domingo, Remco Evenepoel (Red Bull – BORA – hansgrohe) tentava ganhar mais vantagem aos rivais na luta pelo segundo lugar da classificação geral. A má notícia do dia para a equipa alemã foi a queda, e abandono, de Florian Lipowitz, terceiro classificado na edição de 2025.
Ler mais | Tour de France | Remco Evenepoel vence, Jonas Vingegaard abandona

Evenepoel leva segunda etapa consecutiva
Dia de contrarrelógio individual no Tour, à 16ª etapa, com 26,1 km para cumprir. Os ciclistas enfrentavam terreno inclinado nos primeiros 10 km, com o segundo ponto intermédio colocado aos 9,6 km, depois de subida a 4,2% de pendente média. Seguia-se uma descida e plano até à meta.
Com os favoritos à geral a partir nas últimas posições, foram alguns especialistas a destacar-se na fase inicial da etapa. Bruno Armirail (Visma | LAB) marcou o primeiro tempo de referência, à frente de Ganna e Tarling (Netcompany INEOS).
Mais tarde, foram ultrapassados por Mattia Cattaneo (Red Bull – BORA – hansgrohe). A 0:05 do italiano ficou Thymen Arensman (Netcompany INEOS), depois de se atrasar por 0:10 na partida para o seu contrarrelógio.
Cattaneo seguia em primeiro quando o top 10 da classificação geral partiu para a estrada, mas o tempo do italiano acabou por não resistir aos homens mais fortes do pelotão, até porque faltava, ainda, sair para a estrada o companheiro de equipa e campeão do mundo, Remco Evenepoel.

A etapa assistiu, de resto, a várias lutas por posições dentro do top 10: Isaac Del Toro (UAE Emirates – XRG) defendeu-se muito bem na estrada, fez um tempo semelhante a Paul Seixas (Decathlon CMA CGM), e defendeu o seu terceiro lugar na geral.
Florian Lipowitz (Red Bull – BORA – hansgrohe) caiu, e acabou por abandonar a prova. Juan Ayuso (Lidl – Trek) também teve um dia mau: foi o que perdeu mais tempo dos ciclistas na luta pelo pódio da geral, a 2:22 do vencedor.

Em relação á vitória da etapa, desde cedo pareceu que se ia discutir entre o campeão do mundo de contrarrelógio e o campeão do mundo de estrada: Remco Evenepoel e Tadej Pogacar (UAE Emirates – XRG). O belga ganhou alguns segundos de vantagem logo na fase inicial da jornada, e manteve essa diferença até à meta, para chegar ao segundo triunfo consecutivo neste Tour de France.
Vídeo resumo da etapa
Top 10 da etapa
| Classificação | Corredor | Equipa | Tempo | Média (km/h) |
|---|---|---|---|---|
| 1 | Evenepoel Remco | Red Bull – BORA – hansgrohe | 32:19,33 | 48.458 |
| 2 | Pogačar Tadej | UAE Team Emirates – XRG | 0:28,36 | 47.768 |
| 3 | Skjelmose Mattias | Lidl – Trek | 1:04,31 | 46.910 |
| 4 | Seixas Paul | Decathlon CMA CGM Team | 1:16,54 | 46.630 |
| 5 | del Toro Isaac | UAE Team Emirates – XRG | 1:21,35 | 46.515 |
| 6 | Arensman Thymen | Red Bull – BORA – hansgrohe | 1:41,95 | 46.036 |
| 7 | Cattaneo Mattia | Netcompany INEOS | 1:46,92 | 45.924 |
| 8 | Armirail Bruno | Team Visma | Lease a Bike | 1:55,40 | 45.745 |
| 9 | Castrillo Pablo | Movistar Team | 1:59,80 | 45.634 |
| 10 | Tarling Joshua | Netcompany INEOS | 2:02,07 | 45.590 |
Top 10 da classificação geral
| Classificação | Corredor | Equipa | Tempo |
|---|---|---|---|
| 1 | Pogačar Tadej | UAE Team Emirates – XRG | 56:14:18 |
| 2 | Evenepoel Remco | Red Bull – BORA – hansgrohe | 4:32 |
| 3 | del Toro Isaac | UAE Team Emirates – XRG | 6:51 |
| 4 | Seixas Paul | Decathlon CMA CGM Team | 7:11 |
| 5 | Ayuso Juan | Lidl – Trek | 9:22 |
| 6 | Skjelmose Mattias | Lidl – Trek | 10:14 |
| 7 | Martinez Lenny | Bahrain – Victorious | 12:50 |
| 8 | Pidcock Tom | Pinarello Q36.5 Pro Cycling Team | 12:58 |
| 9 | Voisard Yannis | TotalEnergies | 22:50 |
| 10 | Jegat Jordan | Tudor Pro Cycling Team | 24:18 |