Tour de France – Etapa 9

Tour de France – Etapa 9

A Etapa 9 o do Tour de France 2023 encerrou uma primeira semana “de loucura”, uma primeira semana como não se via há muito tempo no Tour, com espetáculo e emoção todos os dias. O mesmo era de esperar hoje, na ascensão final ao alto do Puy de Dôme.

Formou-se uma fuga numerosa, na qual após vários ataques e contra ataques entre todos os elementos, se destacou Matteo Jorgenson (Movistar Team), que se isolou na frente da corrida a 50 quilómetros do fim e acabaria por entrar na subida final com uma vantagem de um minuto sobre os perseguidores mais próximos.

Crédito imagem – A.S.O./Pauline Ballet

A vantagem do norte-americano acabou no entanto por não ser suficiente para este vencer a etapa, pois o experiente Michael Woods (Israel-Premier Tech) soube dosear melhor o esforço e foi ganhando posições na subida final, até cruzar a meta a solo no topo do Puy de Dôme e vencer assim a sua primeira etapa no Tour de France.

Crédito Imagem – Israel Premier Tech

Aos 36 anos de idade, Michael Woods consegue a vitória mais importante da sua carreira (já tinha duas vitórias de etapa na Vuelta a Espanha, entre outros resultados), prova de que a idade não é impeditiva de se vencer nos dias de hoje, apesar do alto nível imposto pela nova geração.

Favoritos à geral

No pelotão e grupo dos favoritos a equipa da Jumbo-Visma colocou um ritmo “asfixiante” na aproximação à subida final, que logo após a entrada na subida final reduziu o grupo o só aos ciclistas do TOP 10.

A cerca de 1,4 km da meta, Tadej Pogacar fez um ataque distanciando todos os outros, excepto Vingegaard que conseguiu ir com o esloveno durante uma fase inicial, mas “no braço de ferro” entre ambos o dinamarquês acabaria por ceder 8 segundos no final da etapa.

Crédito imagem – Sprint Cycling Agency – UAE Team Emirates

Atrás dos dois que lutam pela vitória, Jai Hindley perdeu tempo para os irmãos Yates, Tom Pidcock e Carlos Rodríguez na luta pelo terceiro lugar do pódio.

Crédito imagem – A.S.O./Pauline Ballet

Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) entra na segunda semana com a camisola amarela e uma vantagem de 17 segundos para Tadej Pogacar (UAE – Team Emirates), tudo está em aberto.

Vídeo resumo

TOP 10 Etapa

POSCICLISTA – EQUIPATEMPO
01WOODS Michael Israel-Premier Tech04:19:41
02LATOUR Pierre TotalEnergies+ 28
03MOHORIC Matej Bahrain Victorious+ 35
04JORGENSON Matteo Movistar Team+ 35
05BERTHET Clément AG2R Citroën Team+ 55
06POWLESS Neilson EF Education-EasyPost+ 01:23
07LUTSENKO Alexey Astana Qazaqstan Team+ 01:39
08GREGAARD Jonas Uno-X Pro Cycling Team+ 01:58
09BURGAUDEAU Mathieu TotalEnergies+ 02:16
10DE LA CRUZ David Astana Qazaqstan Team+ 02:34

TOP 10 Classificação geral

POSCICLISTA – EQUIPATEMPO
01VINGEGAARD Jonas Jumbo-Visma38:37:46
02POGACAR Tadej UAE Team Emirates+ 17
03HINDLEY Jai BORA-hansgrohe+ 02:40
04RODRIGUEZ Carlos INEOS Grenadiers+ 04:22
05YATES Adam UAE Team Emirates+ 04:39
06YATES Simon Team Jayco-AlUla+ 04:44
07PIDCOCK Tom INEOS Grenadiers+ 05:26
08GAUDU David Groupama-FDJ+ 06:01
09KUSS Sepp Jumbo-Visma+ 06:45
10BARDET Romain Team dsm-firmenich+ 06:58

Amanhã o pelotão gozará o primeiro dia de descanso da competição, pode ver as etapas que faltam e toda a informação da corrida no nosso Guia do Tour de France.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Campeonato da Europa de Pista: quando corre Portugal?

Campeonato da Europa de Pista: quando corre Portugal?

Teste | Capas de sapato Shimano Dual H2O:  Protegem do frio e chuva?

Teste | Capas de sapato Shimano Dual H2O: Protegem do frio e chuva?

Santiago Mesa dá a Prova de Abertura à Efapel

Santiago Mesa dá a Prova de Abertura à Efapel

Superprestige | Rescaldo Ronda 8 – Middelkerke 

Superprestige | Rescaldo Ronda 8 – Middelkerke 

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais