Tour 2019 – A etapa 10 deveria ser “normal”, mas revelou-se diabólica

Tour 2019 – A etapa 10 deveria ser “normal”, mas  revelou-se diabólica

Hoje o vento e os “abanicos” fizeram grande estragos para muitos dos favoritos à classificação geral.

Antes da classificação geral falemos do vencedor da etapa, Wout Van Aert, que bateu ao sprint Elia Viviani, Caleb Ewan, Michael Matthews e Peter Sagan. Estamos “só” a enumerar muitos dos melhores sprinters da actualidade.

A primeira vitória de Wout Van Aert no Tour de França.

Este rapaz com somente 24 anos, entre outros resultados, é Tri-Campeão do Mundo de Ciclocrosse, campeão belga de contrarrelógio, tem dois segundos lugares na Strade Bianche e duas etapas no Criterium du Dauphiné.

Wout Van Aert é Tri-Campeão do Mundo de Ciclocrosse, e importa referir que é da mesma geração de Mathieu Van der Poel, outra recente super estrela do ciclismo mundial.

Além sprintar, é contrarrelogista e é capaz de carregar todo o pelotão World Tour durante 5 km’s a mais de 60 km/h., em resumo, é um animal, no bom sentido claro.

Publicidade

Agora em relação aos favoritos à classificação geral, hoje alguns deles sofreram um golpe significativo nas suas aspirações, alguns diríamos inclusive que ficaram afastados da possibilidade de vitória, numa etapa que se previa descansada para os da classificação geral.

Julian Alaphilippe

Apesar de Alaphilippe liderar a corrida antes do primeiro dia de descanso, o Team Ineos está perfeitamente posicionado com Thomas e Bernal.

Geraint Thomas e Egan Bernal são os melhores colocados dos favoritos à geral final do Tour.

A equipe britânica foi fundamental para causar a divisão principal do pelotão hoje, e as equipas voltistas vêem-se nestas circunstâncias, porque numa grande volta “os radares” têm que estar sempre ligados.

Além da Ineos, Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma), Enrique Mas (Deceuninck-QuickStep), Romain Bardet (AG2r La Mondiale), Adam Yates (Mitchelton-Scott), Nairo Quintana (Movistar) e Daniel Martin (Emirados Árabes Unidos Team) estavam todos do lado direito da divisão, e conseguiram escapar ao prejuízo.

Steven Kruijswijk é o ciclista melhor colocado depois dos homens da Ineos.

Mas ciclistas como Thibaut Pinot, Richie Porte, Rigoberto Uran ou Jakob Fuglsang foram severamente punidos pelo seu posicionamento e podem ter perdido as suas chances de ganhar a corrida ou mesmo de chegar ao pódio.

Thibaut Pinot está num excelente momento de forma, mas hoje perdeu muito tempo na geral.

Vídeo resumo da etapa

TOP 10 da etapa

1Wout Van Aert (Bel) Team Jumbo-Visma4:49:39 
2Elia Viviani (Ita) Deceuninck-QuickStep  
3Caleb Ewan (Aus) Lotto Soudal  
4Michael Matthews (Aus) Team Sunweb  
5Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe  
6Jasper Philipsen (Bel) UAE Team Emirates  
7Sonny Colbrelli (Ita) Bahrain-Merida  
8Matteo Trentin (Ita) Mitchelton-Scott  
9Oliver Naesen (Bel) AG2R La Mondiale  
10Greg Van Avermaet (Bel) CCC Team  

TOP 10 da classificação geral após a etapa 10

1Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep43:27:15 
2Geraint Thomas (GBr) Team Ineos0:01:12 
3Egan Bernal (Col) Team Ineos0:01:16 
4Steven Kruijswijk (Ned) Team Jumbo-Visma0:01:27 
5Emanuel Buchmann (Ger) Bora-Hansgrohe0:01:45 
6Enric Mas (Spa) Deceuninck-QuickStep0:01:46 
7Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott0:01:47 
8Nairo Quintana (Col) Movistar Team0:02:04 
9Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates0:02:09 
10Giulio Ciccone (Ita) Trek-Segafredo0:02:32 

Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais FacebookInstagramYoutube e Twitter.

Classificações completas aqui.

Por: Luís Beltrão

Noticias relacionadas

Cape Epic 2025 – Etapa 3: Sprint a decidir em dia de calor extremo

Cape Epic 2025 – Etapa 3: Sprint a decidir em dia de calor extremo

Cape Epic 2025 – Etapa 2: Tiago Ferreira e David Valero à beira do pódio no contrarrelógio

Cape Epic 2025 – Etapa 2: Tiago Ferreira e David Valero à beira do pódio no contrarrelógio

Cape Epic 2025 – Tiago Ferreira e David Valero sobem ao TOP 10 na Etapa 1

Cape Epic 2025 – Tiago Ferreira e David Valero sobem ao TOP 10 na Etapa 1

Guia das equipas portuguesas de ciclismo – Época 2025

Guia das equipas portuguesas de ciclismo – Época 2025

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais