A corrida começou há seis dias em Merzouga e terminou hoje em Maadid. Ficaram para trás, 600 quilómetros de areia, montanhas, belas paisagens, esforço e aventura, factores que atraem cada vez mais ciclistas de todo o mundo ao deserto.
Joaquim “Purito” Rodríguez, Sylvain Chavanel, Abraham Olano, Haimar Zubeldia e José Luis Carrasco foram alguns dos ilustres participantes desta edição.
Josep Betalú consegue vitória histórica, ao tornar-se no primeiro a vencer o Titan Desert por 4 vezes consecutivas, igualando também o máximo de vitórias na corrida de Roberto Eras (que também tem 4, mas não consecutivas).
O Titan é uma corrida que me fez grande, continua a fazer-me grande e tornou-se parte da minha vida. Acordo de manhã e penso sobre esta corrida. Vou dormir e ainda estou a pensar nela, às vezes até em sonhos. É uma corrida espectacular e atrevo-me a dizer que é a maior experiência que tenho na competição de bicicletas, sem dúvida.
Josep Betalú
Na categoria feminina, Anna Ramirez vence todas as etapas da corrida e arrecada a sua terceira vitória num Titan Desert.
O deserto ” é a sua praia ” e são estes dois ciclistas que têm dominado o Titan Desert nos últimos anos.
Outra grande vitória
A vitória de Alex Roca, que tem paralisia cerebral e uma deficiência física de 76% causada por um herpes cerebral que sofreu quando tinha apenas seis meses de idade.
O lado esquerdo do seu corpo está paralisado (não tem estabilidade na bicicleta, é por isso que vai num tandem) e não consegue falar, comunica com a linguagem de sinais.
Não conseguiu completar a última edição do Titan Desert porque ficou desidratado quando teve problemas para beber.
Hoje ele conseguiu.
Vídeo com o melhor dos últimos 6 dias de corrida.
Classificações completas aqui.
Por: Luís Beltrão