A etapa 5 do Tintan Desert 2018 era aguardada com expectativa por todos, pois era uma etapa de pura navegação GPS, sem marcações.
Etapa de 94 km’s. com inicio e fim em Merzouga, sem track disponibilizado pela organização.
Através de navegação os atletas tinham que passar por 4 postos de controlo (CP), e esta simples característica já teve papel importante em alterações na classificação em anos anteriores.
Após 40km’s formou-se um grupo de 4 participantes na frente da etapa, entre os quais o líder Josep Betalú.
Apesar da quilometragem não ser tanta como noutros dias, foi uma etapa dura e onde era necessária concentração máxima para encontrar os “CP´s”. Aqui pode ver-se o “fácil acesso” ao CP4. Um atleta do grupo da frente abordava assim o “control point”.
Acabou por vencer a etapa Julen Zubero. Ramon Sagues, Roberto Martin e Josep Betalú, terminaram minutos depois.
Apesar do 4.º lugar na etapa Betalú ampliou a sua vantagem para Guillem Muñoz Cubeles na classificação geral e consolida cada vez mais o seu primeiro lugar.
Na corrida feminina, Anna Martinez venceu a sua terceira etapa, consolidou o segundo lugar e reduziu 1 minuto da desvantagem que tinha para a líder da classificação geral Ramona Gabriel, que apesar do seu terceiro lugar hoje mantém a liderança na classificação geral, agora com 4 minutos de vantagem.
Os Portugueses
Hoje pelo segundo dia consecutivo, José Leite foi o melhor português terminando a etapa na 31.º posição, Pedro Borges terminou 45.º, Bruno Rosa 95.º e Nuno Margaça 131.º.
Fica com o vídeo resumo da organização.
https://www.facebook.com/TITANDESERT/videos/1664885853600128/
Podes ver as classificações completas aqui.
Fotos: Organização e facebook do atleta José Leite.
Luís Beltrão
Mr.B.