A prova de bicicleta de montanha na vertente maratona (XCM), teve um percurso de 90 quilómetros e disputou-se em Kvam – Lillehammer, Noruega.

Tiago Ferreira esteve sempre no grupo da frente, controlando os adversários, numa prova técnica na primeira metade e mais física na fase final, disputada sob frio intenso.

A selecção de ciclistas foi acontecendo, numa maratona com um acumulado de subida na casa dos 3000 metros, mas Tiago Ferreira e José Dias conseguiram manter-se sempre em posições adiantadas.

A ajuda de José Dias e a gestão da capacidade física foram o segredo da vitória, perante adversários que tentaram atacar o português, não colaborando com Tiago Ferreira nos derradeiros quilómetros.

Antecipando-se a alguma movimentação perigosa dos rivais, o corredor português atacou a quilómetro e meio do final, vencendo isolado, com os adversários a não poderem mais do que observar de perto o triunfo.

Tiago Ferreira foi acompanhado no pódio pelo italiano Samuele Porro, segundo classificado, a 4 segundos, e pelo estoniano Peeter Pruus, terceiro, a 11 segundos. José Dias foi o oitavo classificado, 5m49s.

Tiago Ferreira, que completará 31 anos em Dezembro, foi campeão do mundo e vice-campeão europeu de maratona em 2016, sendo campeão europeu e vice-campeão mundial no ano seguinte. Participou na prova de XCO dos Jogos Olímpicos de 2016 e é o actual campeão português de maratona.
Classificações completas aqui.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.
Fontes: Federação Portuguesa de Ciclismo e União Europeia de Ciclismo
Fotografia: União Europeia de Ciclismo – DarioBelingheri/BettiniPhoto.
No Comment